UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SUCESSO E FRACASSOS.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

 SUCESSO E FRACASSOS. Empty SUCESSO E FRACASSOS.

Mensagem por MARTÍN Qua 21 Dez 2016, 15:04

Nos últimos anos, foi grande o número de canários que sofreram muitas baixas (mortos) no seu plantei. As razões são muitas e óbvias. Entre outras, citarei aquelas que julgo as mais comuns.
A compra de canários sem qualquer critério, o criador sai por ai comprando pássaros, principalmente importados e os coloca de imediato no criadouro, junto com os próprios canários, sem qualquer quarentena, sem levar em conta que os pássaros de fora, poderão ser portadores de doenças ou vírus latentes, que não se manifestam em determinado momento, mas que poderão se revelar ou desenvolver, pela mudança ou pela ação de fatores ambientais, ou por circunstancias favoráveis ao seu desenvolvimento e propagação, Atarefa de compra de canários exige cuidados e bons conhecimentos, sem que o resultado poderá ser desastroso.


Além dos fatores a que me referi, existem os que se revelam a olho nu, tais como doenças respiratórias de caráter infeccioso, ou provocadas por ácaros, de fácil constatação pelo chiado que o pássaro emite, doenças digestivas, algumas diagnosticadas através de exame abdominal que mostra a barriga com nódulo ou manchas, doenças do fígado que em certos casos podem ser comprovadas com um exame minucioso do lado direito da barriga do pássaro, junto ao osso do peito, se ele tiver uma mancha azulada quase preta em forma de meia lua, doença crônica de caráter irreversível.


Piolhos vermelhos, que em grande quantidade poderão provocar anemia nos pássaros e, é claro, a impressão desagradável que causam no criadouro.
Alimentação incorreta que contenha entre outras coisas excesso de gorduras, que fazem com que os pássaros engordem demais, dificultando a procriação.


É claro, que aqueles que iniciam a formação de um plantei, precisa comprar todos os pássaros, porém o verdadeiro criador é aquele que através dos anos, forma uma linha interna, com descendência própria de várias gerações, pai, avô, bisavô, etc..., E em conseqüência desse planejamento, é claro que as necessidades de compra de pássaros serão apenas eventuais ou circunstanciais.
Aqueles "criadores" que simplesmente compram e renovam a cada dois ou três anos quase todo o plantei, formado de preferência com canários importados, correm o risco bem maior de fracassar, pela natural dificuldade de adaptação ao ciclo de reprodução, bem como da provável ocorrência dos fatores latentes a que me referi anteriormente.


A alimentação também é fator fundamental no sucesso da criação. Muito já se disse e escreveu sobre este item, mas a cada ano surgem novas invenções e formulações, para complicar ainda mais o cardápio dos nossos canários.
Outro motivo dos maus resultados na criação, são os inúmeros remédios que se usam de forma aleatória no tratamento e prevenção das doenças dos canários.


Canários doentes mesmo que apresentem curados por algum remédio milagroso, só em casos raríssimos irão procriar. Talvez aqui resida o maior segredo para o sucesso; o importante não é curar as doenças dos canários, mas procurar evitá-las, através de uma alimentação adequada, especifica para canários e comprovadamente séria, com muita higiene e limpeza no criadouro.


O ideal seria que todos os remédios e alimentação para canários tivessem cunho científico, com base em experiências realizadas com os próprios canários, porém enquanto não chegarem lá, pêlos conhecimentos práticos adquiridos através de muitos anos de experiência em canaricultura e até prova o contrário, entendo que o melhor a ser seguido de maneira especial em alimentação, são os métodos que mesmo rotulados de empíricos, reflitam invariavelmente resultados positivos e comprovados.




Revista ABC junho 2005
VICTOR MOREIRA

MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

 SUCESSO E FRACASSOS. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos