UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por MARTÍN Qui 01 Set 2016, 20:06

Olá Universo dos Canários,


Todos nós que gostamos de pássaros, queremos que todos estejam sempre saudáveis, mas nem sempre isto acontece. Por quê??

Pelo fato de hoje no manejo moderno da vida corrida que temos na minha opinião pecamos em vários pontos, também junta-se hoje a facilidade de intercâmbio para troca e compra de novos exemplares para nosso plantel aonde desconhecemos o seu histórico e muitas vezes nem nos importamos como é que é o manejo do criador. Soma-se a isto tudo talvez a falta de quarentena correta!

Temos infinidade de medicamentos e polivitamínicos que prometem o mundo e fundo para os criadores, ainda mais os donos de pet e casa de ração ao pegarem pessoas iniciantes com pássaros indicam o que eles precisam vender e aí...........começa um problema vicioso que hoje vemos, o excesso de polivitamínicos e antibioticos!

Em primeiro lugar canários e outros pássaros não são frangos que precisam ser "bombados", por isso o por quê de usar tanto polivitamínicos??

Por que achamos que sempre falta algo na alimentação dos pássaros, mas bah......se damos farinhadas prontas aonde vem uma gama de vitaminas e minerais, pergunto o por quê de darmos os polivitaminicos????

A questão do pássaro saudável, na minha opinião é questão de manejo correto, o que eu acredito ser manejo correto:

-conhecer a alimentação que o pássaro come e quais preenchem a suas necessidades
-manter água fresca nos bebedouros
-limpeza correta e constante nas gaiolas e utensílios (fezes não combinam com gaiolas, mesmo que secas ou apenas as manchas brancas delas)
-banhos
-banhos de sol
-e o mais importante saber que cada pássaro é individual e as vezes ele terá manejo diferentes dos outros, repito canários e outros pássaros não são frangos de corte.

A questão da água fresca no bebedouro, água de dois dias na minha opinião já não é fresca, alguém aqui beberia água em um copo que tenha migalhas de pão de um dia para o outro??? Só tiver muita sede e não ter outra água disponível. Por isso os bebedouros ficam cheios de restos de comida, aquilo fermenta sim na água, imaginem o que ocorre no estomâgo dos pássaros aquilo!!!!

Sementes tem que serem trocadas constantemente, não se enche os coxos e somente isto, sementes envelhecem e os pássaros são seletivos com sementes também!

Limpeza, esta a mais importante para a saúde dos pássaros, pergunto a quanto tempo não limpam as gaiolas ou seja as lavam, higienizam e depois as deixam no sol??? Os bebedouros são constantemente lavados e depois deixados de molho no cloro??? Os porta vitaminas também???

Lava as suas mãos antes de pegar um pássaro doente na mão para administra remédios??? Lava elas depois para manejar os pássaros sadios??? Mesmo depois de tratar uma gaiola aonde há um pássaro doente ou em quarentena, lava as mãos para ter contato com os outros???

A quarentena é necessária e proteção para todo plantel, mas tem que ser uma quarentena, aonde o correto ao chegar o novo exemplar era de imediato, dar um banho para ele, passar um antipiolhos e ácaros, recolher fezes para um exame laboratorial e antes do resultado não expor ele ao plantel todo, este é o correto!!! Sai caro?? Sai!! Mas o que é melhor perder vários exemplares do plantel com uma possível epidemia ou pagar míseros 30 reais num exame destes????

O local aonde os pássaros ficam é constantemente lavado e higienizados, inclusive as paredes?????

Refletindo nestes pontos vejo que muitos medicamentos e polivitaminicos nem seriam vendidos!

A alimentação é a melhor forma de se dar saúde aos pássaros, seja nas sementes de boa qualidade e de certa forma equilibradas, seja com as boas farinhadas que se tem no mercado ou até mesmo com as caseiras, seja com os alimentos frescos que podemos dar a eles! Meus pássaros este ano nenhum tomou sequer um polivitamínico durante a muda, pra que serve a perila??? Pra que serve o almeirão??? Pra que serve a maçã??? Hepatoprotetores??? Pra que serve o açucar de uva???? Proteínas, dou a vontade na forma de papa de insetos, minerais temos aos monte na forma de areias, cascalhos, cascas de conchas, cascas de ostras e outros, para que dar minerais na água???? Ferro é a couve e o ferro nas farinhadas??? Ferro aliás é um grande inimigo, que poucos sabem que seu excesso é prejudicial inclusive para nós humanos, o que é mais importante é o ácido fólico e não propriamente dito o ferro!!

Sei que as vezes devido a vida moderna que temos se torna impossível conseguirmos conciliar todas estas coisas, por isso sempre aconselho, para que ter um plantel enorme se não conseguirá dar conta, não é melhor ter menos pássaros, com melhor qualidade de manejo e cuidados!!!

Medicamentos são necessários somente quando necessários! Do contrário são terríveis para a saúde de nossos canários e outros pássaros!!
Sempre procurem saber de tratamentos alternativos, acha que precisa de antibiótico, o "acho" não é certeza, então tente usar o alho na água, o pássaro parece estar com pequenos problemas no fígado, o "parece" não é certeza, dê açucar de uva no bebedouro ou hortelã macerado na água do bebedouro, este por sinal excelente depurador, ajudando a limpar o organismo do pássaro!!

Bem amigos do Nação, sou e sempre serei favorável de se criar o mais próximo do que o pássaro gostaria de ter se tivesse nascido na natureza, procuro fazer o ambiente mais próximo possível para eles, isto é minha opinião e digo que neste ano que passou somente tive problemas com pássaros oriundos de outros criadores, o que tenho aqui hoje vieram novos, de criadores que conheço o manejo e sei exatamente sua história e não me apresentam qualquer problema há mais de um ano!!!

Abraços

Texto escrito por Fábio Chanes
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Re: QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por Kanarie Qui 01 Mar 2018, 01:30

MARTÍN escreveu:A questão do pássaro saudável, na minha opinião é questão de manejo correto, o que eu acredito ser manejo correto:

-conhecer a alimentação que o pássaro come e quais preenchem a suas necessidades

Caro Martín, 

vejo por um lado o problema se iniciando em geral, através de uma tremenda falta de conhecimento total, referente ao pássaro que criamos. A grande maioria dos "criadores" não procura se informar corretamente. Ao em vez, preferem usar as mídias populares como fonte principal, e acabam copiando o errado do errado, como podemos observar os acontecimentos diariamente nas redes e os grupos sociais. Estão repletos de informações e práticas absurdamente erradas, raramente encontramos um matéria boa sendo divulgada. Questões fundamentais, tais como sobre a alimentação adaptada na época de repouso, muda e/ou reprodução por exemplo, são praticamente inexistentes e ignoradas. Ao em vez, fazem de tudo para estimular os pássaros canoros a cantar 365 dias, ou seja, a época reprodutiva nunca encerra. Somos capazes de fazer os cálculos detalhados sobre os teores contidos nos alimentos que ingerimos, porem, quanto aos pássaros domesticados que criamos, de repente falhamos ?  

Pelo outro lado, continuo observando deficiências na exploração de muitas especies referente a sua dieta, que necessitam ser mais aprofundadas. O canário da terra (Sicalis Flaveola), para citar algum exemplo, é um pássaro inumerosamente reproduzido no Brasil. Quanto a sua dieta podemos ler a informação em outros idiomas, que ela consiste de sementes trigosas e insetos apenas. Em que estação ? Repouso, reprodução ou muda ? Ainda têm bastante a ser explorado.

Abraços
Kanarie
Kanarie
Membro
Membro

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 38
Pontos : 44
Idade : 48
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Re: QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Qui 01 Mar 2018, 14:14

Kanarie quando se fala de criadores iniciantes até concordo , muitos procuram informações de maneira fácil e rápida e onde encontram ????  Grupos de zap e do face , onde infelizmente quem está no outro lado da tela nem sempre tem boas intenções ou ao menos conhecimento , as vezes só transmite o que viu na rede e pousa como doutor .

Pecamos sim quando bombardeamos nossas aves com alimentos e medicamentos suplementares , não necessários ao bem estar da ave , no decorrer de minha jornada como hobbysta vejo que o menos é mais , alimentação de boa qualidade , uma boa higiene e um manejo adequado podem e sim substituir com louvor esses suplementos e medicamentos que muitos criadores usam . Realmente faltam fontes confiáveis mas aquele que deseja ser criador não deve só basear-se no que viu na net , tem que levantar a bunda e procurar informações com criadores mais experientes ...
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Re: QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por Kanarie Qui 01 Mar 2018, 22:04

CRIADOURO GOUVEIA escreveu:Pecamos sim quando bombardeamos nossas aves com alimentos e medicamentos suplementares , não necessários ao bem estar da ave , no decorrer de minha jornada como hobbysta vejo que o menos é mais , alimentação de boa qualidade , uma boa higiene e um manejo adequado podem e sim substituir com louvor esses suplementos e medicamentos que muitos criadores usam . Realmente faltam fontes confiáveis mas aquele que deseja ser criador não deve só basear-se no que viu na net , tem que levantar a bunda e procurar informações com criadores mais experientes ...

Gouveia, boa noite 

Jamais tinha duvidas a respeito do mal uso das vitaminas sintetizadas e as suas consequências, como praticado comumente nas aves, porem, todo esse problema incia-se justamente com o descrito que você acabou repetindo. Conheço criadores ingleses e alemães que fazem uso das vitaminas semanalmente, sem afetar a saudê dos pássaros, quando usado com sabedoria. A questão é justamente a fonte de informação, em combinação com a falta de visão total do manejo, daquele ou daquela que está divulgando a informação. Muitos assuntos são tratados isoladamente, sem serem questionados e comparados com a própria base de alimentação utilizada. Copiadas e aplicadas sem refletir.
Kanarie
Kanarie
Membro
Membro

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 38
Pontos : 44
Idade : 48
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Re: QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Sex 02 Mar 2018, 12:02

Mas me diga uma alimentação balanceada necessita de suplementos ?


É aquele velho problema , ficamos de olho no resultado do vizinho e cobiçamos a grama alheia , ao invés de tentar saber porque a nossa não fica tão verdinha e acabamos por copiar o vizinho porém nem sempre chegamos ao resultado .


Cada região um manejo , cada canaril um manejo , cada raça um manejo , copiar receitas prontas nesse nosso ramo não cai bem , temos que adaptar e montar o nosso proprio manejo , aí entra naquela frase que falei na postagem anterior , precisamos levantar a bunda da  cadeira e pesquisar e observar criadores mais experientes
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Re: QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por Kanarie Seg 05 Mar 2018, 21:01

Teoricamente não necessitamos de suplementos vitamínicos, se o alimento está balanceado, se ! Como você disse:" Tudo depende do manejo." Mas a grande questão é, o que exatamente é uma alimentação balanceada para o canário ?
Kanarie
Kanarie
Membro
Membro

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 38
Pontos : 44
Idade : 48
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Re: QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA Sex 09 Mar 2018, 14:02

No meu entendimento uma alimentação balanceada é aquele que se reflete no comportamento das aves de forma positiva , com um pouco de tato que adquirimos sabemos a resposta da nossa alimentação na sanidade e comportamento do plantel . 

Uma ave bem nutrida  tem boa plumagem , patas normais ( sem inchaço ou protuberâncias ) olhos vivos e brilhantes , se comporta dentro da normalidade durante o processo reprodutivo , tem baixa incidência de enfermidades devido ao seu sistema imunológico estar bem preparado , estão ativas e alegres  etc....

Agora me pergunta que base técnica me norteia , eu digo a mim nenhuma , somente baseado na experiência dos anos na lida , assim como muitos outros criadores creio eu . 

Agora queres saber o que uso na alimentação de minhas aves :

Mistura de sementes Orlux 
Farinhada Angercal farinata suprema 
Água 
Couve / escarola 
Alho 
Gengibre 
Laranja lima 
mel 
maça 
brocolis 
ovo cozido 

Cada fase da criação um manejo diferente é claro , isso tem dado resultados positivos com a diminuição de problemas respiratórios e outras enfermidades

É claro que não sou dono da verdade , nem almejo ser . Porém apenas explano a minha maneira de pensar e o que vem dando resultados positivos em minha criação . 

Bacana essa discussão , vejo que és uma pessoa bem instruída e informada , isso engrandece o conteúdo do fórum , o fato de não concordarmos em tudo é sinal que temos muito caminho a trilhar e muito a aprender e ensinar .
CRIADOURO GOUVEIA
CRIADOURO GOUVEIA
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1080
Pontos : 1275
Idade : 45
CLUBE : CCCC / RCSP
CIDADE/CITY : SÃO PAULO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/ https://www.facebook.com/criadourogouveia.sandro sandrocriadourogouveia

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Re: QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por Kanarie Dom 11 Mar 2018, 11:03

Bom dia Gouveia, 


partindo do fato, que os canários na natureza se alimentam principalmente de grãos em estado de maturidade distintos, essa variedade dificilmente pode ser oferecida a um pássaro pelo criador, mesmo com uma nutrição equilibrada.  Porem, concordo quando você diz:


No meu entendimento uma alimentação balanceada é aquele que se reflete no comportamento das aves de forma positiva , com um pouco de tato que adquirimos sabemos a resposta da nossa alimentação na sanidade e comportamento do plantel . 


Pois a unica opção que nos resta, para avaliar o valor real nutritivo referente ao alimento que fornecemos aos pássaros alem do profundo conhecimento e os instrumentos utilizados para nos apoiar nas inúmeras tentativas a criar um alimento balanceado, é justamente a observação da performance ! 


Agora queres saber o que uso na alimentação de minhas aves :

Mistura de sementes Orlux   
Farinhada Angercal farinata suprema 
Água 
Couve / escarola 
Alho 
Gengibre 
Laranja lima 
mel 
maça 
brocolis 
ovo cozido 


O que considero o suficiente na alimentação dos canários, para não fornecer vitaminas extras, pois todos os alimentos presentes na lista já contem o suficiente, exceto a água. Lembramos que todos os alimentos industrializados criados para os animais, o que inclui a mistura de sementes e a farinhada, são todos enriquecidos de vitaminas, de modo, que o pássaro tenha pelo menos um "suprimento básico". 
Kanarie
Kanarie
Membro
Membro

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 38
Pontos : 44
Idade : 48
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Re: QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por Kanarie Dom 11 Mar 2018, 11:59

Acrescentando: Mesmo que se alimentam de sementes em diferentes estados de maturação na natureza, não podemos esquecer, que essa fartura apenas ocorre durante os poucos meses de chuva, o que me leva a questionar, do que se alimentam durante os 8 meses restantes do ano ? Uma semente mais do que madura é inexiste. Mesmo assim os pássaros ainda não foram extintos ou sofreram e continuam não sofrendo de alguma deficiência vitamínica. Ao comparar sementes de capim ou do milheto seco fico impressionado, com o que há de minerais e vitaminas presentes, mesmo permanecendo em estado seco, mesmo com as perdas nutricionais ocorridas pelo armazenamento !
Kanarie
Kanarie
Membro
Membro

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 38
Pontos : 44
Idade : 48
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Querem pássaros saudáveis???

Mensagem por DAVI COUTINHO Seg 12 Mar 2018, 00:51

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Nosso amigo que me antecedeu em sua postagem faz uma pergunta interessante: Se a fartura de sementes frescas ocorre somente em poucos meses do ano, de que os pássaros silvestres se alimentam no resto do ano? Vou falar da minha experiência no campo, já que é assim que os cientistas fazem as pesquisas, e tive o privilégio de conviver e aprender muito com o Dr. Augusto Ruschi, ornitólogo e o pioneiro da ecologia no Brasil. Desde criança fui atraído por passeriformes, e como fui criado no meio rural, gostava de observar os costumes dos pássaros, seus ninhos, alimentação, épocas de criação e tudo mais. 

Uma coisa interessante é que mesmo quando as pastagens não estavam com sementes frescas, era comum encontrar os coleiros, tiziu, tico-tico, cravinas e outros granívoros debaixo da vegetação catando as sementes secas que caíram no chão depois de secarem, para nascerem nas próximas chuvas e renovar o pasto, e são muitas sementes. Mas quando o inverno era muito rigoroso, as vezes encontrava pássaros mortos e muito magros. É fato também que a natureza não é tão generosa com os bichos, como podemos pensar, e a luta pela sobrevivência em certos períodos é muito grande. Os pássaros granívoros comem sementes secas, e também insetos na vida silvestre, todos comem insetos, sem exceção, principalmente na temporada de cria, mas na escassez de alimento também. É assim que atravessam o período de entressafra de sementes.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Re: QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por Kanarie Seg 12 Mar 2018, 16:56

Boa tarde amigos

Correto Davi, sem dúvidas, porém a intenção de ter feito a questão, era para chamar uma outra atenção.

Muitos criadores acreditam, que a oferta das sementes frescas pela natureza, ocorre por todo o ano e dificilmente se limita apenas a um certo período. Motivo qual é usado para justificar o uso de suplementos vitaminicos em abundância. Desconsideram o fato, de que uma grande maioria se alimenta apenas de sementes secas durante o longo período de seca. Dessa forma conseguiram e continuam conseguindo sobreviver a milhões de anos, sem apresentarem alguns sintomas de avitaminoses. Desde sempre a natureza corrige falhas sem piedade, para quem não se adapta. Compreendo então, que as sementes secas dificilmente podem ter essas grandes deficiências, como muitas as vezes acreditado.
Kanarie
Kanarie
Membro
Membro

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Masculino OUTROS PAÍSES
Mensagens : 38
Pontos : 44
Idade : 48
CIDADE/CITY : Rio
ESTADO/PROVÍNCIA : Niteroi

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Re: QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por clecia Dom 18 Mar 2018, 11:07

Gouveia, alguns itens que vc utiliza e quero tirar dúvidas:
como usa o alho, o gengibre e o mel? Para que servem?
clecia
clecia
Membro
Membro

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? 11101010
Feminino BRASIL
Mensagens : 90
Pontos : 95
Idade : 49
CIDADE/CITY : sao joao del rei
ESTADO/PROVÍNCIA : mg

Ir para o topo Ir para baixo

QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS??? Empty Re: QUEREM PÁSSAROS SAUDÁVEIS???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos