ENTREVISTA COM O JUÍZ (OBJO), LOUIS PAULO MANDELLI (In Memoriam).

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso ENTREVISTA COM O JUÍZ (OBJO), LOUIS PAULO MANDELLI (In Memoriam).

Mensagem por MARTÍN em Seg 01 Ago 2016, 19:52

ENTREVISTA COM O JUÍZ (OBJO), LOUIS PAULO MANDELLI








[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Agora o entrevistado é o meu grande amigo e excelente juíz de canários Harz, Louis Paulo Mandelli...

1- EM QUE ANO O SR. COMEÇOU A CRIAR, DE QUEM PROCEDIAM AS MATRIZES, E QUAL MOTIVO FEZ O SR. OPTAR POR ESTE TIPO DE CANÁRIO (HARZ)?

Iniciei a criação no ano de 1950, 14 anos de idade, cujas matrizes eram de Green Gypsie (EEUU) e Konrad (Alemanha), cuja opção deveu-se a um médico e a um barbeiro que criavam o canário harzer.


2- O SR. PODE FALAR UM POUCO DA SUA PRIMEIRA PLANILHA, E DO SEU PRIMEIRO PRÊMIO?

Minhas primeiras planilhas foram-me fornecidas pelo Roller Clube Caxiense(RCC-06-02-1956), cujos canários harzer eram verdes e com alguns defeitos na pfeife e nas klingelroll, fato pelo qual não alcancei prêmio na época, mas, mais tarde, alcancei prêmios locais e estaduais.


3- O SR. RECORDA SEU MELHOR CANÁRIO, PODES CARACTERIZÁ-LO?

Penso que meu melhor canário foi uma macho oveiro com ferrugem nas costas, filho de um casal de irmãos de ninho, cuja linhagem era alemã de George Kluh, juiz DKB, que comprei de Helmuth Jungblut(Santa Cruz do Sul-RS), pássaro de 04 tours, profundas, anilhados por SCCP.

4- COMO É SEU CANARIL?(DIMENSÕES,REPARTIÇÕES,DISPOSIÇÃO DAS GAIOLAS, ETC...)

Meu canaril contitui-se de um quarto de solteiro em apartamento, oitavo andar, frente oeste (2,50m X 5,50m = 13,75 m²), tendo 8 voadeiras (100cm X 50cm X 50cm), sobrepostas de 4 em 4, e, 8 criadeiras de madeira com frente de fios, usadas antigamente na Europa, de 100cm X 30cm X 30 cm, sobrepostas de 4 em 4, divisíveis em 3 espaços cada uma dessas últimas e aquelas primeiras divisíveis em 2 espaços cada uma, à vontade.

5- QUAIS AS CLASSES QUE O SR. CRIA, QUANTOS CASAIS FORMOU NESTA ÚLTIMA TEMPORADA, E QUAL SUA OPINIÃO SOBRE AS OUTRAS CLASSES, OU SEJA, OS HARZ CANTO COR, CANTO PORTE?

Crio somente CH001, primeira classe,(amarelos/pintados/verdes), usando 3 ou 4 fêmeas para cada macho, o macho fica junto todo o tempo com suas 3 ou suas 4 fêmeas, nas criadeiras ou nas voadeiras e, quanto às outras classes, não as crio por não considerá-las à rigor de qualidade canora igual à classe CH001(S.M.J.); a categoria canto-cor e a categoria canto-porte considero-as um absurdo genéticamente, criticando-as.


6- GOSTARIA DE SABER COMO O SR. ALIMENTA SEUS HARZERS?

A alimentação de sementes é(alpiste,colza,niger,nabão,aveia e linhaça), farinhada industrializada de excelente qualidade, ovo caipira, maçã argentina, couve manteiga e Imunis (floral); em verdade, a colza argentina é colza, mas a colza brasileira é mostarda(?), fato pelo qual tem-se que ter muito cuidado com as sementes nacionais.


7- QUAL O CRITÉRIO UTILIZADO NO ACASALAMENTO DE SEUS PÁSSAROS ?

O acasalamento é feito entre parentes, pais e filhos, irmãos e irmãos, tios e sobrinhos, usando os pássaros com saúde e dominantes, descartando os pássaros recessivos, não esquecendo que um casal produz 50% impuros, 25% puros pai e 25% puros mãe, fato pelo qual mantenho os pássaros puros do número 0641(H.Vernaza-Uruguai), há 10 anos.


8- GOSTARIA QUE O SR. FALA-SE UM POUCO DE COMO TREINA SEUS HARZERS E DA IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO PARA OS CONCURSOS?

Os filhotes permanecem até 30 de abril nas voadeiras, quando separo em 01 de maio os machos, colocando-os em gaiolinhas, mas fora das caixas de madeira que só servem para transportá-los de um lugar a outro, ou os coloco nas caixas de madeira com as portinhas abertas todo o tempo, nunca escurecendo com a fechadura das portinhas, sob pena de castigar os machos e adoecê-los, em geral pode-se deixar o macho sem mestre, mas o mestre(quando houver) deve ser profundo nas tours básicas e nunca deve ser um mestre fraco, pois os filhotes tentam imitar o bom e o mau canto.


9- A QUANTO TEMPO O SR. JULGA ESTA RAÇA?

Em 1986 passei a julgar canários harzer em todo o país, lembrando que o hohlroll e que a hohlklingel são tours da mesma natureza, fato pelo qual essas tours são ótimas, boas ou ruins ao mesmo pássaro, e que o schockel é passageiro quando emitido depois da pfeife e que o schockel é permanente quando emitido antes da pfeife; Assisti em 1981, o mundial de Curitiba-PR, julgado pelo Lode Tielens(Bélgica), cujo campeão foi José Besada (Argentina), e cujo sub-campeão foi Alberto Dominguez(Uruguai), pássaros argentinos com schockel, todos, fato discordado por Carlos Coll Ponce de León(Uruguai), que discutiu com o julgador mas que não logrou êxito, cujo schockel foi reconhecido pelo Armando Rodrigues(Brasil).


10- EM TODOS ESTES ANOS CRIANDO E JULGANDO,GOSTARIA DE SABER QUAL O MELHOR QUARTETO QUE O SR. JA ESCUTOU?

Tenho ouvido canários harzer excepcionais na minha vida, contudo, abstenho-me de citar criadores nacionais uma vez que continuo a julgar e isso poderá trazer constrangimentos em geral.


11- EXISTE ALGUMA DIFERENÇA DOS CANÁRIOS CRIADOS NO PASSADO PARA OS QUE SÃO CRIADOS ATUALMENTE AQUI NO BRASIL?

Os canários harzer roller de hoje são muito melhores que os de ontem, tendo havido uma evolução flagrante para melhor no país,graças à importação de passaros alemães pelo Brasil, Argentina e Uruguai, sendo que o Brasil importou pássaros alemães em 1965 por J.F. Almeida Prado(São Paulo), de excelente qualidade, repassados a Roberto L. Kloeckner(Porto Alegre-RS).


12- COMO O SR. VÊ A CANARICULTURA ROLLER BRASILEIRA NA ATUALIDADE?

A canaricultura harzer teve um verdadeiro salto positivo dentro do país, apesar da proibição da importação desde fins de 1998, cujos plantéis equiparam-se aos melhores do mundo, superando os países do centro do velho mundo, salvo melhor juízo.


13- QUE CONSELHO O SR. GOSTARIA DE DEIXAR PARA QUEM QUISER INICIAR UMA CRIAÇÃO DE CANÁRIOS HARZER ROLLER?

Armando Rodrigues dizia que o criador iniciante deve ser honesto e buscar criadores experientes ao iniciar-se na criação, eu busco sempre os melhores canários harzer, cuja criação é para meu hobby não vislumbrando mercancia, a não ser das sobras, a fim de sustentar o plantel.

PEDIGREE...


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Antônio Fonseca Fischer (Porto Alegre-R.S), possuia canários Harzer de Fritz Prinke, e, Helmuth Jungblut (Santa Cruz do Sul-R.S) possuía canários Harzer de George Kluh (Alemanha) noticiando-se hoje que o canário Harzer nasceu em Innsbruck (Tirol-Austria).

JULGANDO NO CAMPEONATO NACIONAL...


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

JULGANDO NO CONCURSO DO CLUBE 2009(SCCP)...


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Caro amigo e membro do universo, esta entrevista  foi feita em 2010 pelo amigo e criador de canários canto clássico Marcio Dutra Lopes, ao qual agradeço de coração por permitir a publicação no Universo dos Canários.

Fonte da entrevista: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3100
Pontos : 4640
Idade : 38
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/universocriadouro/ https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Entrevista com o Juiz OBJO Louis Paulo Mandelli - In Memoriam

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qua 03 Ago 2016, 20:28

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Está aí uma história de dedicação a ornitologia. Enquanto a saúde lhe permitiu esteve julgando canários e ensinando humildemente a todos que o procuravam.
Obrigado ao Marcio Dutra Lopes por nos ceder esta entrevista com nosso amigo Mandelli.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1157
Pontos : 1356
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum