UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CALOPSITA ARRANCANDO AS PRÓPRIAS PENAS .

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

CALOPSITA ARRANCANDO AS PRÓPRIAS PENAS . Empty CALOPSITA ARRANCANDO AS PRÓPRIAS PENAS .

Mensagem por ANGELO BASTOS Qui 26 maio 2016, 10:25

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fala galera, tudo bem?


Hoje vamos falar de um problema que incomoda algumas aves e que é importante entender o que ocorre para tentar ajudar a ave da melhor maneira possível.


Pq minha calopsita arranca as próprias penas? Primeiro que isso não é um comportamento normal. Esse tipo de atitude significa que algo está incomodando a sua ave.


As principais causas são estresse excessivo e ácaros/piolhos.


Não é exatamente uma doença que faz a calopsita arrancar as penas, mas talvez uma doença que incomode a ave cause o estresse que faz ela se mutilar.


Ambientes ruins para o convívio da ave, excesso de barulho, exploração na reprodução, maus tratos, insetos na gaiola ou viveiro, dor, problemas psicológicos, péssima alimentação, péssima higiene e etc.. tudo pode ser uma causa desse tipo de problema. Existem alguns produtos para passar nas penas que "prometem" fazer elas pararem com esse tipo de comportamento, porém tais produtos podem ser prejudiciais se usados de forma incorreta. Por isso é necessário tentar eliminar o problema naturalmente.


Procure entender o que pode estar causando estresse na ave. Procure ver se a alimentação está adequada e se não falta nada. Procure também ver se a higiene está perfeita, pois pode atrair insetos, ácaros e etc...


Mas a minha calopsita fica se limpando e de vez em quando ela aparece com algumas penas no bico, ela está se mutilando? Não! Uma ave que arranca as próprias penas deixa muitas falhas nas penas, espaços vazios e em alguns casos ela arranca completamente as penas do corpo.


Pena que sai completa com o canhão seco, sem sangue, geralmente faz parte da muda de pena. Só é necessário lembrar que na muda de pena as aves não ficam com as penas falhadas, se isso acontecer pode ser por causa de uma alimentação desbalanceada ou por ela estar arrancando as penas mesmo.


É importante lembrar também que se a sua calopsita convive com outra, ela pode estar sendo agredida por essa outra, tendo suas penas arrancadas por brigas dentro da gaiola ou viveiro.


Então, se sua calopsita arranca as próprias penas, não fique passando produto nela, pois o excesso desses produtos pode acarretar em diversos problemas no organismo da ave. Tente resolver da forma correta e natural. Em casos mais extremos, de distúrbios psicológicos na ave, procure um veterinários especializado em aves para seja feito o melhor procedimento possível.


FONTE: WELLINGTON SOUZA
CALOPSITANDO
ANGELO BASTOS
ANGELO BASTOS
MODERADOR
MODERADOR

CALOPSITA ARRANCANDO AS PRÓPRIAS PENAS . 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1777
Pontos : 2051
Idade : 53
CIDADE/CITY : CABO FRIO
ESTADO/PROVÍNCIA : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos