[Doença] Canário com pescoço pelado.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso [Doença] Canário com pescoço pelado.

Mensagem por virtoz em Sab 12 Mar 2016, 10:55

Bom dia, tenho 2 canários machos (nasceram juntos) de 1 ano e 5 meses que vivem na mesma gaiola. Cada dia que passa o pescoço e a nuca deles ficam mais peladas. Já levei ao veterinário onde foi detectado ácaros e piolhos. Mesmo após todo o tratamento com Allax e uma injeção com anti inflamatório para a pele e mesmo após o mesmo receber alta eles continuam perdendo pena. Não conheço muito sobre pássaros e estou assustado. Recentemente morreram 2 canários com os mesmos sintomas e estavam espertos, cantando e tudo. Somente com o pescoço pelado e do dia pra noite morreram. 
Costumo dar a eles diariamente aquela mistura de sementes, uma vitamina amarelinha para canários. Eles comem bastante maçã, couve e as vezes manga. Também coloco areia própria para pássaros no fundo da gaiola e coloco pedra de cálcio para eles.
A pedido do veterinário tenho administrado Avitrin Ferro no bebedouro para eles no período de 15 dias seguidos e após esse período irei dar Canaril no bebedouro por mais 15 dias.

Gostaria de algumas dicas e sugestões já que eles ainda continuam a perder a plumagem. Desde já agradeço.

virtoz
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 2
Pontos : 6
Idade : 33
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso [Doença] Canário com pescoço pelado.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Sab 12 Mar 2016, 19:50

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Olha Vitoz, Você já passou pelo veterinário e está seguindo a orientação dele, Seria bom esperar mais um pouquinho para ver o resultado do tratamento do veterinário, quem sabe ele acertou no diagnóstico e no medicamento e os canários ficarão bons, vai observando se no lugar das penas que caem  nascem penas novas, ou se a pele fica lisa, se isto persistir então deverá partir para novo tratamento.

Mas quero fazer algumas considerações baseadas na minha experiência: A maior causa deste problema é estresse em suas várias formas, climático(mudanças constantes de temperatura e barreira de vento), nervoso(disputa entre indivíduos por comida e espaço), doenças infecciosas(pássaro acometido por doenças e manipulação do pássaro para tratamento). Falta de raios solares também é causa frequente. Os fatores cima citados causam um descontrole metabólico que impede o canário de absorver os nutrientes do alimento que ingere e sua nutrição entra em colapso.

Tinha duas canárias com este problema aqui, separei em gaiolas individuais, isolei dos outros tapando a gaiola com um pano deixando só a frente livre, arranquei as penas quebradas e defeituosas e dei duas gotinhas vitagold, durante sete dias, no bebedouro de 50 ml. Uma delas recuperou a plumagem perfeitamente em quarenta dias estava novinha, e a outra está recuperando mais devagar. Para minha surpresa a que recuperou rápido estava aparentemente muito bem, mas num dia da semana passada amanheceu morta no fundo da gaiola, sem nenhum sintoma que pudesse explicar tal fato.


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1231
Pontos : 1430
Idade : 64
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum