UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prevenção Anual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Prevenção Anual Empty Prevenção Anual

Mensagem por MARTÍN Qua 09 Dez 2015, 18:17

Prevenção Anual




Por Stella Maris Benez
Médica Veterinária Homeopata MSc. CRMV SP 4953







No artigo deste ano voltaremos a falar com detalhes sobre a como prevenir de forma geral e específica das doenças que causam problemas em nossas criações. São formas práticas de prevenção. Porém, se sua criação teve problemas sérios, é aconselhável que seja feita uma análise específica, para que os problemas não se repitam neste ano de criação. Alguns problemas de saúde sendo solucionados, devem ser prevenidos durante 1 ou 2 anos, pois podem voltar. As medidas de prevenção específicas estão relacionadas às doenças que ocorreram com maior frequência no ano de 2006.

Prevenção Geral para criações de canários


Exames Parasitológico Preventivo:
1. Todo ano, antes da temporada de criação, realizamos exames parasitológicos de fezes para termos a ideia precisa de como está nosso criatório. Tais exames são realizados mesmo que nossa criação tenha sido perfeita no ano anterior. O Criador também pode realizar exames em laboratório de sua confiança.

2. Coleta: comprar coletor de fezes com conservante vendido em qualquer farmácia. Coletar as amostras de fezes de machos separadas das fezes das fêmeas e dos filhotes. Para cada coletor recolha fezes de no máximo 12 aves de um grupo de 40 aves (20-25%). Envie por sedex ou sedex 10. As aves não podem ter recebido medicação por no mínimo 5 dias antes da coleta do material. Estes exames poderão ser realizados antes da colocação dos ninhos e repetidos entre a 2a e 3a postura. Neste tipo de exame são verificadas as presenças dos seguintes parasitas: coccidiose, vermes, giárdia e controle de piolhos e ácaros de penas que quando comidos pelas aves tem sua carcaça vista no exame.

Nós aplicamos mecanismos de prevenção todos os anos e durante toda a criação, como por exemplo, uma boa higiene, boa ventilação, e uma alimentação balanceada. A prevenção e cura de nossos canários frisados parisienses é estabelecida com medicações alopáticas específicas, Suplementação Vitamínico e de Minerais, e Homeopatia. A Homeopatia é usada durante todo o ano. As aves que recebem homeopatia têm maior resistência física aos transtornos de mudanças de tempo e outros infortúnios.

Homeopatia:
Mandar fazer os seguintes medicamentos e usar de rotina. (Usar esta água como única fonte de bebida podendo ser usada com vitaminas).
++Thuya occidentalis 12CH, Salmonella 12CH e Colibacillinum 12CH elaborados em l frasco de líquido usando na dose de 10 gotas em 2 litros de água durante 30 dias seguidos, mantendo a medicação 1 vez por semana na criação e na papinha defilhotes (1 gotaemSOml). Podem ser usados junto com outras medicações na mesma data.
++SBerberis 6CH; Chelidonium 6CH, Quercus 6CH l frasco líquido e fazer a diluição diária de 10 gotas em 2 litros de água de bebida 1 ou 2 vezes por semana para desintoxicação e estruturação de fígado, baço e rins. Vermifugacão anterior à colocação de ninhos Licor de Cacau Xavier (a base de Piperazina) vermífugo preventivo que deve ser oferecido 2 a 4 vez ao ano (dose: 1 gota em 50ml 3dias seguidos, repetindo a medicação 15 dias após).

Suplementação de Vitaminas: Rovital - C - manter 1 ou 2 vez por semana durante todas a criação, pode ser usado em campeonatos como anti-stress e nos tempos frios.

Hidratação de Aves de Torneio
Hidrafort que é um soro de torneio oferecer 1 dia antes, no dia do torneio e 1 a 2 dias após o torneio; podendo prolongar até 10 dias. Água de coco pode ser usada na proporção de 50% com água filtrada 3 dias seguidos.

Micoplasmose e Coccidiose: Nalyt Fases Damos 7 dias seguidos e repetimos após um repouso de 5 dias, mais 7 dias de medicação. Caso alguma ave receba frio, dê durante 48 horas para stress térmico; durante os campeonatos usamos direto para evitar stress de torneio. Poderá usar o Tylan puro, que age somente sobre Mycoplasma, mas este não tem vitaminas e é muito amargo, e o Coccinon-Vitasol, que age apenas sobre coccidias.

Piolhos e Ácaros de Penas
Front-Line Spray (produto atóxico para aves desde que seja usado com moderação) deve ser usado na dose de 2 gotas no dorso de cada ave para prevenir ou tratar piolho, repetindo após 7 dias. Para filhotes usar um agulha de insulina para aplicar 2 gotas pequenas. Sempre que houver risco de infestação pulverizar abaixo do ninho. O Allax pode ser usado também no dorso das aves na dose recomendada pelo Fabricante.

Prevenção Específica para Doenças mais Comuns

1. Doença: Bouba ou Varíola Aviária
• Sintomas: Estão surgindo cada vez mais casos, com lesões mais graves, inclusive em canaril vacinado. As lesões nas patas continuam sendo as mais graves destes últimos anos. Ocorre a formação de nódulos, calos, inflamação e com infecção secundária bacterinana. As lesões são agravadas por infecções por Mycoplasma, e excesso de proteína nas farinhadas.

Indicações preventivas: NÃO USAR VACINAS CONTRABANDEADAS de outros países e não registradas em nosso país. Vocês estão correndo risco de não estarem prevenindo suas aves, e de provocar a doença vacinai em cada ave que nascer e cada ave que for colocada nova no plantei. Não vacinamos nossas aves. O dia que houver vacina de cepa que acomete aves no Brasil, então com certeza ela será recomendada por nós, desde que o produto seja testado e registrado no Brasil. Nossos canários não são cobaias, pois valorizamos demais o que fazemos. E existem formas boas de prevenção, sem ser esta forma indevida. Indicamos para prevenção a Homeopatia Thuya occidentalis 12CH e Belladona 12CH líquido na dose de 10 gotas em 2 litros de água para todas as aves 30 dias seguidos, e manter l vez por semana na criação. Para tratar devemos retira a dor com Andolba ou Biofenac spray. Caso queira prevenir as lesões bacterianas use antibióticos associados à homeopatia, terá melhores resultados que somente usar antibióticos.

2. Doença: Flebite das veias das Patas.
• Sintomas: Infecção bacteriana causada por Staphylococcus e Streptococcus, que podem ser secundárias à infecção pelo vírus da Bouba vacinai ou de cepa da região. Ocorre inflamação e inchaço das veias, flebite nas veias das patas e dermatites úmidas das patas, que é a infecção amarelada da superfície da pata dos canários. Inchaço secundário e perda de dedos por má circulação.

Indicações curativa: Ampicilina associar durante 10 dias na recomendada pêlos fabricantes ou a genérica. Junto com Nalyt 100 Plus dose de 20g em 1 litro de água ou 1 kilo de farinhada durante 14 dias. Passar Andolba ou Biofenac nas patas para retirar a dor. Não usar pomadas, nem mesmo cremes.

3. Doença: Infecção de Filhotes na primeira semana de Vida
• Sintomas: A Morte de filhotes é causada por Mycoplasma, coccidiose, micotoxinas de sementes, Salmonellose provoca alta mortalidade e Colibacilose perdas crónicas. Caso o criador não faça a prevenção nos adultos ele continuará tendo mortalidade de embriões e de filhotes por toda a criação. Os pais passam a medicação para o filho ainda na gema da fêmea. A nutrição fraca da fêmea gera gema fraca com embrião e filhotes fracos.

Indicações preventivas: são indicados NalytHReprodução para os adultos dose de 20g em 1 litro de água ou 1 kilo de farinhada durante 7 dias, repetição após 5 dias; ou 14 dias seguidos caso tenha havido sintomas no ano anterior. Repetir e prevenção entre a 2a e 3a posturas. Para os filhotes NalytHBaby dose de 1 g em 50ml de água ou 50g de papinha durante os 7 dias primeiros dias de vida e os 7 dias após o desmame, repetição após 5 dias;

4. Doença: Cistos de Penas
• Sintomas: Determinada geneticamente em canários, causada por redução das taxas de biotina na circulação e nos tecidos, como por exemplo fígado c pele. Vitamina H ou Biotina é responsável pelo metabolismo do fígado e da pele, e seu uso é diário pelo organismo da ave. Ocorre a formação de cistos de penas ou bolas de penas.

Indicações curativa: é indicada Vitamina H (exemplo Vitamina H Biotina na proporção de 2% na farinhadas durante toda a criação de aves com tendência da produzir a bola. Homeopatia para aves com bola, use na água 20 gotas em 1 litro de água de Graphites 6CH Q Arnica Moníana 6CH, o cisto abrirá rapidamente para que o criadorpossa limpá-lo e secá-lo com iodo povidine).

Cada canaril pode receber recomendações diferentes que estão relacionadas à temperatura, umidade, sintonias, doenças frequentes etc. Caso o criador necessite de um trabalho mais específico estamos às ordens.


Última edição por MARTÍN em Dom 13 Dez 2015, 10:35, editado 7 vez(es)
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Prevenção Anual 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Prevenção Anual Empty Re: Prevenção Anual

Mensagem por Paulo Whelliton Sáb 12 Dez 2015, 20:17

Top esse artigo..........Agradeço Martin..
Paulo Whelliton
Paulo Whelliton
Membro
Membro

Prevenção Anual 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 99
Pontos : 115
Idade : 59
CIDADE/CITY : são paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos