CARDUELIS YARRELLI UM PÁSSARO QUE NÃO É APENAS BRASILEIRO!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso CARDUELIS YARRELLI UM PÁSSARO QUE NÃO É APENAS BRASILEIRO!!

Mensagem por MARTÍN em Ter 24 Nov 2015, 10:30

Texto escrito por @Fábio Chanes, recuperado do extinto fórum Nação dos Canários.

Olá Universo,


 Recebi há dias atrás uma boa matéria de um artigo antigo em espanhol a respeito dos Carduelis yarrelli, eu já tinha conhecimento de sua existência na Venezuela, pois troco muitas mensagens com criadores de carduelis deste país, mas este artigo antigo me chamou a atenção em alguns pontos esclarecedores e com novidades para eu!

 Foi me enviado pelo nosso amigo e membro Rodrigo Macedo e desde já lhe agradeço por este belo presente!!

 O interessante é notar que há dois tipos de Carduelis yarrelli na Venezuela, um do centro do país bem mais parecido com o nosso querido pintassilgo do nordeste (ou baianinho)que tem o amarelo bem mais intenso, muito pequeno lembrando o tamanho dos Carduelis psaltria e C.cucullata e praticamente já se encontra extinto, e o da parte oriental da Venezuela, que pelo tamanho se compara aos dos C.magellanicus e C.spinenscens, este ainda encontrado por lá na Venezuela!

 Mas o mais interessante é a diferença que se tem destes para os nossos C.yarrelli, de acordo com o artigo, estes as fêmeas demonstram ser diferentes, enquanto o brasileiro as fêmeas são tem o ventre e a região perianal bem amarela, as fêmeas dos C.yarrelli, das zonas orientais da Venezuela apresenta a região do ventre e perianal, de cor perolada, como os C.cucullata!

 Por muito tempo por acharem que a proximidade com o Brasil ou por indivíduos soltos por lá na natureza destes, fossem o motivo de tê-los por lá, um estudioso W.E. Clyde Todd, em um estudo denominado "A study of the neotropical finches of genus  Spinus", reimpresso pelo Carnegie Museu em 1926, relata que, na época em na Fazenda El Trompillo em Carabobo, capturam um número de 26 exemplares de Carduelis yarrellis, e aonde encontraram as maiores diferenças já descritas dos encontrados e estudados no Brasil, por este mesmo pesquisador nos locais da Bahia, Pernambuco e Ceará!

 Sendo assim que os Turupialí, o Liberal, nome populares dado ao Carduelis yarrellis, habitam o território venezuelano desde sempre!

 Hoje há um projeto por lá para a recuperação das populações de Los Jilgueiros de Cara Amarilla, com apoio do governo local!


Materia retirada de "Aves Nativas" Ano I, número 2, setembro de 2000, artigo escrito pelo venezuelano Carlos L. Ortega G.
Partes traduzidas de forma livre por Fábio Chanes.

Para se aprofundarem mais todo embasamento se encontra nesta obra:

W.E. Clyde Todd 1926, "Study of the Neotropical Finches of the Genus Spinus" Reprinted from Annals of Carnagie Museu Vol XVII, Nº I.



Este artigo veio a confirmar a conversa que tive com um criador de carduelis venezuelano do aparecimento de pintassilgos bem amarelos em territórios que o magellanicus mais perto esta a 2.000km e os yarrellis mais próximos a 1.000 km de distância e já é visto em grupo estes que tem apenas um pequeno capacete com capuz, sendo que ele não fecha e mais redondo!!

 Também me leva a crer que a mutação queixo vermelho já deve ter ocorrido na natureza mesmo, e que alguns tarins ancestrais possuem o gen desta mutação, tirando de qualquer criador que venha querer dizer que foi o criador de tal mutação os créditos, notem que esta espécie que ainda é encontrada na natureza lá as fêmeas são muito parecidas com o tom das fêmeas de pintassilgos da venezuela, sendo que.........todos nós sabemos que há hibridação aos montes na natureza, se ainda houver a caça dos machos destes, o desiquilíbrio que ocorre, faz que as fêmeas de yarrellis desta talvez subespécie venezuelana cruzem com  pintassilgos venezuelanos, sendo que o mesmo ocorre aqui no Brasil nas regiões norte aonde devido a caça dos yarrellis, muitas fêmea cruzavam com os machos de magellanicus allenis, levando ao aparecimento dos "meia cara", "zorrinhos", "escorrido" e outras formas de máscaras!!!

 Creio que devido a estes cruzamentos que ocorrem na natureza por causa da caça dos machos de yarrellis nas décadas de 80 e 90, o coquinho legítimo desapareceu, este era o nosso verdadeiro baianinho, pois só tinha o topo da cabeça com o negro, parecendo apenas uma boina!!! Hoje os mais perto destes tem o capuz escorrido até os olhos, e os coquinhos não o tinham. Quando guri cansei de ver estes por aqui, o tamanho também era menor do que os yarrellis que vejo hoje!!

 Quem mexe com pássaros há mais de 40 anos e teve contato com baianinhos sabe do que estou a falar!!



 Comentários de meu amigo da Venezuela o sr. Raul Salas El Mosry, que fala do aparecimento de carduelis com efeito zorrinho naturalmente na natureza na Venezuela:


Tengo bases para afirmar que la teoria de Ortega está errada porque he visto yarrelii en Venezuela con el mismo efecto zorro y en la zona donde este habita no existen maguellanica.Es una mutacion natural de esta ave.
4 de maio às 19:23 · Curtir


Fabio la distancia de donde se encuentra el carduelis maguellanica longirostris y el carduelis yarrelli es enorme cerca de 1000 kms es imposible que se crucen.Quizas me expresé mal al calificrlo como mutación y ciertamente estemos hablando de una variedad o tipo como lo dice Daniel,pero es imposible que se cruce en Venezuela con el maguellanica.


No me entendió Fabio,estoy hablando de los yareellii de Venezuela que tambien tiene ese efecto zorro y por eso digo que es imposible que se crucen con el longirostris.Porque en Venezuela entonces se produce tambien el efecto zorro.Si el yarrellli venezolano vive a 1000 km de la frontera con brasil ?


En Venezuela dentro de la misma manada encuentra los dos tipos ,sin efecto zorro y con efecto zorro,andan juntos.

No,no me comprende ,en Venezuela existe el Yarrellii de manera natural,silvestre y tambien presenta ese efecto zorro.NO SON ESCAPADOS DE JAULA.y viven solo en una zona a 1000 km de la frontera .ES IMPOSIBLE ,JAMAS SE HA OBSERVADO UN MAGUELLANICA EN ESA ZONA DEL PAIS

EL YARRELLI DE VENEZUELA ES MAS PEQUEÑO QUE EL DE BRASIL

Por eso mantengo mi posicion que es una variedad o un mutación natural de esa especie tanto en Brasil como en venezuela

comentário de Hector Argenis Rodrigues falando exatamente da região que a matéria comenta dos yarrellis venezuelanos!!
RAUL VERLO BIEN EN LA PARTE QUE TIENE NEGRO EN SU CABEZA Y COMPARALO CON EL QUE ESTA EN VENEZUELA.. RECUERDA QUE NO SOLO AL NORTE DE CARABOBO SE DA SI NO EN ORIENTE ABUNDA MAS .. PORQUE EL OTRO ES EL ANDINO.. MAS VERDE
5 de maio às 00:54 · Curtir


Aqui o meu amigo Raul respondendo ao Hector, veja Liberal é o nome do yarrelli:
Hector estamos hablando del liberal de Monagas y Anzoategui,normalmente solo tiene el casquete negro en la cabeza pero he visto ejemplares en maturin con el efecto zorro como el de la foto.En Brasil tambien hay efecto zorro y tienen la teoria que es porque se cruzan con los cabecita negra de por allá ,pero en venezuela donde habita el yarrelli no existe el cabecita negra por eso mantego mi posicion de que no es producto de un cruce


Fábio Chanes Raul tua teoria tomas una forma mucho interessante, los yarrellis e na miesma region los zorritos, e no hay cabecitas negras, puede sí ser miesmo una nueva mutacione de carduelis!!!
5 de maio às 01:06 · Curtir

Raul Salas El Mosry EXACTO
5 de maio às 01:06 · Curtir

Raul Salas El Mosry lo que pasa es que en Venezuela está casi extinto,es muy dificil conseguir o ver un ejemplar quedan pocos en estado silvestres por su costo elevado.Estan en la zona centro occidental del pais. y en esa zona NO HAY CABECITAS NEGRAS, el mas proximo es el longirostris a 1000 Kms de distancia,solo hay pasaltrias en esa zona.Y los zorros los han atrapado juntos a los ejemplares normales dentro del mismo grupo.
5 de maio às 01:11 · Curtir

Amigos, o que apanhei para encontrar esta conversa no facebook, não foi brincadeira e o pássaro em questão em discussão é este:



Qual a diferença de um deste para a mutação queixo vermelho??? Se esta tem na natureza e agora em bandos como vem visto em minha conversa com os venezuelanos no início do ano, acho que os gens do queixo vermelho pode sim estar presente nos tarins ancestrais, caindo por terra alguém que seja seu formador e agora a única coisa que resta é aprende a fixar a mutação, assim como esta ocorrendo na própria natureza com estes carduelis, como o da foto!!!




Viram bem este pássaro aí em cima que o amigo venezuelano Raul, comenta que há bandos destes todos da mesma forma, como se uma mutação já estivesse fixada!

Agora compare com este tarin de minha posse, ele é sétima geração de tarins ancestrais sem mistura alguma de yarrellis!!! Como pode sair assim??? Nunca lhe foi administrado a ele qualquer betacaroteno!!!



Vermelho natural, sem adição de qualquer betacaroteno, os amigos do fórum que já estiveram em casa puderam ver e confirmar que em minha alimentação não dou nada com cataxantine para os tarins ancestrais!! Apenas um diluído que tenho que veio de cruzamento mal feito é que dou um pouco de intensive red,para saber até onde esta a qualidade do fator dele!!!!

Abraços.


Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;
 


 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3247
Pontos : 4902
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: CARDUELIS YARRELLI UM PÁSSARO QUE NÃO É APENAS BRASILEIRO!!

Mensagem por PAULO FERNANDO em Qui 12 Jul 2018, 21:15

BOA NOITE FÁBIO!

LI ESTE ARTIGO E GOSTARIA DE SABER QUAL A ALIMENTAÇÃO QUE DÁ AOS SEUS TARINS ??
FIQUEI MUITO CURIOSO!

AGUARDO ANSIOSO PELA RESPOSTA, UMA ABRAÇO A VC E TODOS DO FÓRUM!!
avatar
PAULO FERNANDO
Membro
Membro


Masculino BRASIL
Mensagens : 5
Pontos : 5
Idade : 52
CIDADE/CITY : BARIRI
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum