Pigmentação Canarios com Fator

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Pigmentação Canarios com Fator

Mensagem por Rodrigo Miranda em Qui 02 Abr 2015, 08:52

Bom dia a todos,

Tenho uma dúvida com relação à pigmentação, passada a época de muda, se continuarmos oferecendo carophill aos canários eles podem melhorar sua coloração? Minha dúvida é se eles ainda podem melhorar a qualidade e/ou distribuição do vermelho mesmo após encerrada a muda.

Obrigado
Rodrigo Miranda
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Masculino BRASIL
Pontos : 127
CIDADE/CITY : Contagem
ESTADO/PROVÍNCIA : MG

Ver perfil do usuário

Botão em Curso Re: Pigmentação Canarios com Fator

Mensagem por Carlos Dourador em Qui 02 Abr 2015, 09:22

Rodrigo, bom dia! Eu creio que a manutenção ajuda, em primeiro lugar vem um boa genética, depois disso a manutenção continua pode ajudar. Eu trato meus canários com fator durante o ano todo com farinhada vermelha...
Vamos também aguardar as opiniões dos demais amigos...
Carlos Dourador
Membro
Membro

Masculino BRASIL
Pontos : 16
CIDADE/CITY : Itapuí
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário http://criadourodourador.no.comunidades.net

Mensagem por Rodrigo Miranda em Qui 02 Abr 2015, 12:53

Obrigado Carlos,

Estou perguntando porque já vi criadores que normalmente oferecem 10g  de carophill por quilo de farinhada aumentarem essa proporção a medida que vai chegando a data dos concursos, e eu sempre imaginei que após o crescimento total da pena não seria possível se obter qualquer na qualidade do lipocromo....
Rodrigo Miranda
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Masculino BRASIL

Ver perfil do usuário

Botão em Curso Pigmentação, canários dom fator.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qui 02 Abr 2015, 16:47

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

O que o Carlos Dourador coloca é extremamente importante, primeiro cuidar da seleção genética, porque a boa coloração vermelha não depende só da cantaxantina (carotenóides oxigenados), mas da aptidão genética do canário para absorver o pigmento, e isto é resultante da boa seleção genética, por exemplo pássaros originários de acasalamentos mistos não conseguem boa coloração. Dar a farinhada vermelha durante o ano todo ajuda manter a coloração do pássaro uniforme, porque vai colorindo as penas que, por uma razão ou outra eles perdem depois da muda.

Outro detalhe importante é acertar a quantidade de pigmento e manter constante durante todo o tempo, para evitar que o canário fique com tonalidade desigual ou plumagem manchada. Para acertar a quantidade ideal é necessário ver quanto pigmento o pássaro está absorvendo, e isto pode ser feito observando a coloração das fezes, que não devem ser muito vermelhas (o canário está recebendo pigmento demais e descartando nas fezes), nem muito clara (a dosagem de pigmento está fraca), o ideal é que as fezes sejam rosadas.

Quanto a aumentar a dosagem no período que se aproximam os campeonatos é totalmente contra indicado, pois se o pássaro perder algumas penas neste período estas ficarão mais coloridas que as demais, manchando a plumagem do pássaro. 
A coloração é transferida para as penas através da irrigação sangüinea no canhão da pena em formação, depois de formada a pena não recebe mais pigmentação, ao contrário, se sofrer influencia dos raios solares pode perder qualidade, como brilho e tonalidade.

É importante não mudar de farinhada ou de pigmentante até os campeonatos, para evitar a diferença percentual de pigmentante de uma marca para outra, e se houver necessidade de mudança, observar para que tenha a mesma percentagem de pigmento; Novamente entra o teste de coloração das fezes do canário.

Uma dica importante, que não é unanimidade mais funciona. Para avaliar quanto o canário tinha de fator vermelho por seleção genética, costumava deixar as matrizes fazer a muda sem cantaxantina. (Uma vez um canário cobre ficou completamente verde sem o pigmentante).
>>>   

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Masculino BRASIL
Pontos : 1378
CIDADE/CITY : São Paulo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rodrigo Miranda em Qui 02 Abr 2015, 17:08

Obrigado pelas respostas,

Ficou claro.

Um problema que observo, principalmente no meu caso que saio cedo e só retorno quando já está anoitecendo é com relação à preferencia dos canários pelas sementes. Eu poderia colocar uma quantidade pequena de sementes obrigando que eles comam a farinhada, mas sinceramente, percebo que a semente é muito importante na época de muda, percebo que os canários que tem semente a disposição sentem menos nesse periodo que exige tanto deles.

Estava oferecendo somente farinhada e extrusada e apesar de aceitarem ambas, percebi que eles estavam magros, por isso voltei com as sementes e eles já estão "menos tristes", mas em compensação não consomem a quantidade q eu gostaria que consumissem de carophill.

sds
Rodrigo Miranda
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Masculino BRASIL

Ver perfil do usuário

Botão em Curso Pigmentação, canários dom fator.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Qui 02 Abr 2015, 19:12

Olá Rodrigo, boa noite!

Este problema da farinhada não ter a preferencia dos canários tem sido um problema. Eles realmente preferem as sementes, percebo isto com os filhotes, assim que eles aprendem a descascar o alpiste começam a deixar a farinhada.
Misturada com ovo passado na peneira eles costumam pegar melhor, só que é bom colocar no período da manhã e retirar os restos no fim do dia, devido a fermentação.
>>>

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Masculino BRASIL
Pontos : 1378
CIDADE/CITY : São Paulo

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: