[Doença] Canário Careca.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso [Doença] Canário Careca.

Mensagem por ricamol em Dom 03 Nov 2013, 21:56

Relembrando a primeira mensagem :

Boa Noite a todos !

Tenho uma canária que esta com problema, pois esta sem pena no pescoço e também ao redor do olho. Alguém sabe o que pode ser ?

abraço
Ricardo

Última edição por ANGELO BASTOS em Ter 31 Out 2017, 09:32, editado 11 vez(es) (Razão : Título editado facilitando uma busca futura por tratamento discutido neste tópico.)
ricamol
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Masculino BRASIL
Pontos : 363
CIDADE/CITY : Santo André
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário

Botão em Curso Re: [Doença] Canário Careca.

Mensagem por Eduardo Ferreira em Seg 13 Jan 2014, 17:12

Tranquilo Martín obrigado estarei postando para ajudar..

abraços
Eduardo Ferreira
Membro
Membro

Masculino BRASIL
Pontos : 18
CIDADE/CITY : Campinas
ESTADO/PROVÍNCIA : Sao Paulo

Ver perfil do usuário

Mensagem por CÉLIA MARIA CAYRES em Seg 13 Jan 2014, 18:13

Boa tarde amigos do Universo dos Canários !

Martín,

Estou confirmando o final do tratamento e o resultado está sendo satisfatório.

Usei uma pomada do Laboratório Neo Química, componente de Nitrato de Miconazol.

Tratamento :

Em dias alternados ou seja um dia sim e outro não, passei uma pomada na na canária, que apresentava falta de penas em volta do olho, no caso só um olho que apresentava os sintomas.

A noite limpava o olho com água, secava e com um palito de fósforo colocava a pomada e delicadamente passava em volta do olho, tomando o máximo de cuidado para na afetar dentro olho, não sei se pode cegar, então é melhor não correr o risco. 

Antes do tratamento em volta da pele afetada pela falta de penas estava vermelha, hoje não está mais, e a falta de penas não aumentou.

A canária já apresenta menos falha de penas em volta do olho e a pele não está mais vermelha.

Dependendo o estágio as penas podem demorar para crescer, mas crescem ! 

E estou todo dia observando e continuo com o tratamento só para ter a garantia da cura.

Espero ter ajudado !

CÉLIA
CÉLIA MARIA CAYRES
Membro Ativo
Membro Ativo

Feminino BRASIL
Pontos : 714
CIDADE/CITY : São Paulo

Ver perfil do usuário

Botão em Curso Canaria sem penas em volta dos olhos, pescoço e careca.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Seg 13 Jan 2014, 22:21

Boa noite amigos do Universo dos Canarios!

Gostei da dica do Eduardo sobre o Cetoconazol na água, só gostaria de saber se ele já usou e foi bom, sou adepto de tratamentos  mais simples por causa dos efeitos colaterais, e esse parece ser bem simples.

Desculpe os amigos, se estiver enganado, mas observando a foto desta canária vejo sintomas de dois problemas muito comum que acometem os canários:
O primeiro deles é stress, ela pode ter passado por algum evento estressante que baixou demais sua imunidade e seu metabolismo perdeu parte da capacidade de absorver os nutrientes contidos na alimentação, deixando-a desnutrida demais para repor as penas perdidas.

O segundo pode ser a falta de raios solares por longos períodos, que causa os mesmos sintomas acima.
No caso de stress, que é o mais provável; o tratamento é isolar o pássaro num local mais tranquilo possivel, cobrindo a gaiola com um pano de cor neutra e alimentá-la com alpiste, avêia descascada e água com três gotinhas de um polivitamínico. No prazo de uns 20 dias ela estará cheia de canhões de penas novas.

Se for falta de raios solares, o que é menos provável, o tratamento é banho de sol no mínimo tres vezes por semana e folha verde escuro na alimentação em dias alternados, principalmente couve.

Porque folhas verde escuro? As folhas verde escuro são as que concentram mais CLOROFILA, que resumindo é o sol dentro do seu criadouro.
Espero ser útil, já usei isso várias vezes com sucesso.

Um abraço ao todos;
Davi Coutinho;
Criadouro topázio.
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Masculino BRASIL
Pontos : 1417
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Mensagem por MARTÍN em Seg 13 Jan 2014, 22:27

Faz muito sentido sua resposta Davi, geralmente isto ocorre ao final da temporada de reprodução aonde as aves já estão desgastada pelas chocas.

Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
Seta azul Veja os Regulamentos do fórum;
Seta azul Como Postar Fotos e Vídeos;

MARTÍN
Administrador
Administrador

Masculino BRASIL
Pontos : 4807
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Botão em Curso [Doença] Canário Careca

Mensagem por Rodrigo Padoin Bergmann em Qui 19 Mar 2015, 21:01

Olá pessoal, estou com o mesmo problema de alguns membros do fórum.
Meu canário também está ficando sem penas ao redor dos olhos e começou a cair 
as penas da cabeça e pescoço. 
Alem destas informações e dicas alguem mais conseguiu curar seu pássaro ??
Rodrigo Padoin Bergmann
Membro
Membro

Masculino BRASIL
Pontos : 4
CIDADE/CITY : MORRO FUMAÇA
ESTADO/PROVÍNCIA : SC

Ver perfil do usuário

Mensagem por Arthur Maia Santos em Sex 20 Mar 2015, 20:42

Amigo, boa noite.

Já li sobre este assunto aqui mesmo no fórum. Não há um concesso, pois me parece que muitas vezes se trata de stress após o período de reprodução. Um tratamento paliativo seria a utilização de "Iodo", que é encontrado em medicamento como da Ouro Fino Bella Ave "muda" ou Cantolindo iodo.
Arthur Maia Santos
Membro
Membro

Masculino BRASIL
Pontos : 25
CIDADE/CITY : Presidente Prudente

Ver perfil do usuário

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ em Sab 21 Mar 2015, 10:48

Eu tenho 03 canárias que reproduziram no ano passado e que ficaram parcialmente carecas, sem penas nos pescoços e cabeça.

Não há muito o que fazer, ofereço a elas banho de sol e de água com algumas gotas de vinagre. Vamos ver quando acabar a época de muda de penas.

Dizem que é desequilíbrio hormonal.

Arthur não sei se o iodo resolve, mas é uma tentativa.

Em tempo: Esse problema só afeta as fêmeas em meu canaril.

Abraços,

Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:

ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Masculino BRASIL
Pontos : 823
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ em Sab 28 Mar 2015, 20:44

Eu soltei as fêmeas em voadeiras e hoje estive observando e se não fosse pela cor das anilhas não saberia quais eram as fêmeas que estavam carecas e os filhotes.

Começaram a encartuchar e estão praticamente normais.

E não tomei nenhuma medida medicamentosa, apenas sol e banhos com vinagre de maçã. (Não posso afirmar que foi isso que resolveu).

Abraços,

ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Masculino BRASIL

Mensagem por Rodrigo Padoin Bergmann em Seg 30 Mar 2015, 20:26

Conversei com vários canaristas mais experientes e me alertaram de ser uma bactéria (tipo de sarna) e me indicaram a tintura de iodo num dia e 

no outro dia usar Dactarin ou 

Dactazol loção cremosa.

Modo de usar : fiz da seguinte maneira, umedeci num algodão a tintura de iodo e passei nas partes onde estavam sem penas no próprio couro 

da ave, com bastante 

cuidado para não afetar os olhos. Posteriormente apliquei o Dactazol loção cremoza da mesma maneira. Repeti o procedimento após 7 dias.

Resultado : Deu certo. Para o meu caso resolveu o problema. Logo após algumas semanas aproximadamente um mês as penas voltaram a 

crescer normarlmente

Rodrigo
Rodrigo Padoin Bergmann
Membro
Membro

Masculino BRASIL
Pontos : 4
CIDADE/CITY : MORRO FUMAÇA
ESTADO/PROVÍNCIA : SC

Ver perfil do usuário

Botão em Curso Doença - Canário careca.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Ter 31 Mar 2015, 00:31

Boa noite Ricardo e demais amigos do Universo dos Canários!

Observando esta canária pelas fotos, o sintoma mais evidente é desnutrição. O canário branco recessivo tem uma dificuldade natural para metabolizar algumas vitaminas, dentre elas a vitamina A, da qual não faz reserva, visto que, é o único canário que tem a pele branca pela ausência desta vitamina. É lógico que não podemos descartar a possibilidade de sarna ou ácaro de penas, por exemplo, mas pela foto parece que o pássaro está bastante anêmico.

A desnutrição não ocorre só pela falta de ingestão de alimentos, mas por alguma deficiência o pássaro não consegue absorver e transformar estes alimentos em nutrição. Entre os causadores deste problema podemos relacionar o stress, falta de luz solar, verminoses etc... 
Um pássaro debilitado, ao entrar na muda, não consegue reunir proteínas, minerais e aminoácidos suficiente para formar a nova plumagem, principalmente nas regiões menos irrigadas, por isto a falta de penas aparece mais nestes locais, como cabeça, pescoço e ao redor dos olhos.

No período da muda de penas, a maioria dos criadores de pássaros silvestres tem o hábito de colocar osso de ciba, dar banho de sol pela manhã, e cobrir as gaiolas com capas o resto do tempo; é incrível como este procedimento acelera a muda, e em pouco tempo o pássaro está novinho em folha. Isto é indicado também para qualquer canário, já fiz isto várias vezes com sucesso.
No caso dos canários ciados em maior quantidade, também é extremamente importante deixá-los em local privativo e aconchegante durante a muda, isto pode fazer toda a diferença, pois o stress é o maior causador de debilidade, enfermidade e óbito nos pássaros domésticos.
>>>

DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Masculino BRASIL
Pontos : 1417

Ver perfil do usuário

Mensagem por agenor b s jr em Ter 31 Mar 2015, 20:31

boa noite

mais uma vez tenho dito o que os fungos e leveduras são capazes de fazer com nossas aves.
é  de dificil controle a proliferação de fungos no ambiente e em sementes que usamos na alimentação das aves.
os passaros brincam muito com a agua do bebedouro e tambem ao tomar banho demoram a secar,ao comerem sujam suas penas e pode atingir a pele.

devemos usar sequestrantes de micotoxinas na alimentação das aves.

tenho ave com o problema 
no tratamento com o miconazol o resultado e imediato. uma unica passada deste creme ja se ve a melhora e a ave ja para de se coçar e bicar suas penas.

Marca Comercial: Daktarin® Loção Cremosa
Princípio Ativo: nitrato de miconazol
Classe TerapêuticaAntimicíticos

Composição

Cada grama de loção cremosa contém 0,02 g de nitrato de miconazol.
Excipientes: ácido benzóico, água, butilhidroxianisol, glicéridos polioxietilênicos glicolisados, óleo mineral, palmitato-estearato de etilenoglicol e polioxietilenoglicol e perfume prímula.

Como este medicamento funciona?

DAKTARIN® Loção cremosa tem como princípio ativo o nitrato de miconazol que age contra fungos causadores de infecções na pele, inibindo uma atividade essencial das células desses fungos e provocando a sua morte. Alivia rapidamente a coceira que é um sintoma comum dessas infecções.

Por que este medicamento foi indicado?

DAKTARIN® Loção cremosa  é indicado para tratamento tópico de infecções de pele (dermatomicoses superficiais) e unhas (onicomicoses) causadas por fungos suscetíveis, incluindo cândidas (monília). Micoses de pele, tais como: tíneas do corpo, tíneas do pé (pé de atleta e frieira), tínea da mão (micose damão), tínea da virilha (micose da virilha), dermatite perianal (dermatite de fraldas), pitiriase versicolor (pano branco ou micose de praia).
agenor b s jr
Membro
Membro

Masculino BRASIL
Pontos : 78
CIDADE/CITY : são paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/agenor.bonfimdasilva

Mensagem por agenor b s jr em Sab 03 Set 2016, 14:10

boa tarde

revirando o google encontrei isto

este tratamento deve ser eficaz no combate ao fungo de pele que deixa os passaros careca e sem penas
muito cuidado com a agua fria na hora do banho por isto o ideal seria agua morna numa bomba de borrifar
sei o quanto é ruim um passaro sem penas pois tenho 2 femeas que de tanto se coçarem ja viciaram em comer os canhões de pena, fiz varios tratamentos e não consegui resultado ainda.
este produto tambem é vendido 250 ml e é produto natural é deve ser usado constantemente na assepsia de utencilios da criação de aves.

www.youtube.com/watch?v=TQhhUxwZIgo
agenor b s jr
Membro
Membro

Masculino BRASIL
Pontos : 78
CIDADE/CITY : são paulo

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/agenor.bonfimdasilva

Mensagem por clecia em Sab 28 Out 2017, 15:34

Afinal, qual o melhor tratamento para acaro de traqueia, isso leva a morte?
clecia
Membro
Membro

Feminino BRASIL
Pontos : 94
CIDADE/CITY : sao joao del rei
ESTADO/PROVÍNCIA : mg

Ver perfil do usuário

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ em Seg 30 Out 2017, 17:40

Clecia esse tópico é sobre Canario careca. Não adianta lavar com o Killol que não resolve.

ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Masculino BRASIL

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: