MUTAÇÃO MOGNO.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso MUTAÇÃO MOGNO.

Mensagem por PAULO FERREIRA MACHADO em Sab 28 Fev 2015, 12:17

Bom dia pessoal.


NOVA MUTAÇÃO EM CANÁRIOS DE COR: MOGNO



                                             


    Em Janeiro/2015 ocorreu o Campeonato Mundial de Ornitologia HN , na Holanda.
    O Presidente da FOB (Luiz F. F. Beraldi), compareceu ao evento, para além da tarefa de julgar, submeter a aprovação da COM, a solicitação do Brasil para dar início ao reconhecimento do MOGNO como uma nova cor .
    Essa missão foi realizada com sucesso e o MOGNO acaba de passar pela primeira fase do reconhecimento oficial junto a COM.
    Portanto estamos todos de parabéns por mais essa conquista da Ornitologia Brasileira, em especial o nosso presidente que defendeu as posições brasileiras na Holanda, os juízes que trabalharam no preparo do material e os criadores brasileiros que trabalharam e melhoraram essa nova cor.


João Basile - Vice Presidente Técnico (FOB)




Características:


    Os canários mognos caracterizam-se por uma alteração das melaninas negra e marrom e da redução da feomelanina. Ocorre inversão das eumelaninas negra e marrom porem com menor concentração sob o canal medular das penas. Com isso, os Mognos podem ter a parte superior das remiges e retrizes, tão ou mais escura do que a parte inferior.


NEGRO MOGNO:
    O fator mogno nestes pássaros reduz a feomelanina e modifica a eumelanina negra, mas não atua sobre o bico, patas e unhas que devem ser fortemente oxidados, equivalentes dos negros clássicos.
    As características acima descritas conferem a estes exemplares um desenho cinza negro sobre uma cor de fundo cinza chumbo sem reflexos azulados. Outra característica da mutação é a cor negra na parte inferior do canal medular das remiges e retrizes.
    Considerando que eles são negros, uma vez identificada a nítida ação do fator mogno, deve-se preferir os pássaros que melhor mostrem sua condição de verdes, azuis ou cobres. O desenho se mantém e deve ser o mais largo e contínuo possível, sempre cor cinza negro. Os bons exemplares apresentam na cabeça uma forte expressão melânica.


CANELA MOGNO::
    O fator mogno nestes pássaros reduz a feomelanina e modifica e inverte a eumelanina marrom. Esta modificação e inversão confere ao pássaro uma tonalidade marrom escuro acinzentado. (Embora o cinza seja uma matiz do negro, o castanho acinzentado é o aspecto observado nos canelas mognos e é explicado principalmente pela inversão e concentração da eumelanina marrom). Portanto, é condição indispensável nos canelas mognos que suas melaninas apresentem um aspecto marrom escuro acinzentado.
    Não devem ser aceitas tonalidades marrom clara, semelhante as dos canelas eumos e isabelinos clássicos, castanho avermelhada semelhante aos acetinados, ou mesmo com reflexos azulados semelhantes aos canelas opalinos, uma vez que descaracterizam a atuação do fator mogno.
    A envoltura, determinada pela ação geral das melaninas, confere ao pássaro uma tonalidade castanho acinzentada.
    O desenho deve ser idêntico ao dos canelas clássicos porem com a tonalidade descrita acima.
    Cabeça com forte expressão melânica.
    Remiges e retrizes têm a mesma coloração do desenho.
    Bico, patas e unhas são de cor amarronzados.


Obs: Informações e fotos retidas da FOB (site e Facebook).
       Na Itália deram o nome desta mutação de QUARZO. Portanto haverá disputa na paternidade desta nova mutação, quando for reconhecida.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
PAULO FERREIRA MACHADO
Membro Ativo
Membro Ativo


Masculino BRASIL
Mensagens : 1099
Pontos : 1216
Idade : 54
CIDADE/CITY : S.J. DO RIO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Mutação mogno.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Sab 28 Fev 2015, 17:14

Boa tarde amigos do Universo dos Canários!

Mais uma bela mutação na plumagem do canário de cor, levada adiante, e agora em vias de reconhecimento. 
O que podemos perceber, em quase todas mutações ocorridas, é que elas vão se sucedendo, mas sempre tendo por base as muances de coloração originarias do serinus canarius, ancestral de todos. 
Esta grande capacidade genética, possibilitou uma extraordinária misura de fatores cromáticos que vai dando origem a novas cores e tonalidades para a satisfação de todos os gostos.

Uma cor que gostaria de ver bem limpa no canário é o VERDE LIMÃO, que para o meu gosto, seria um canário com cor de fundo de um perfeito amarelo limão (com fator ótico para o azul) e o manto com melanina negra dispersa e quase nenhuma marcação, patas e bico negros. Imagine um canário desses intenso, de tamanho médio, e com o bom porte dos mosaicos. 
Um canário próximo a este já foi cultivado no passado, mas com o tempo prevaleceram os pássaros com maior densidade de melanina negra e marcação forte que vemos nas exposições.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1179
Pontos : 1378
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: MUTAÇÃO MOGNO.

Mensagem por PAULO FERREIRA MACHADO em Sab 07 Mar 2015, 21:03

Boa noite pessoal.

Retirado da FOB (Facebook)

MUTAÇÃO MOGNO - PROJETO STANDARD OPALINO
"Esse é um Projeto de Standard para os Opalinos Negros e Marrons, proposto pelo Brasil com a colaboração da França, para ser adotado quando o Mogno tiver seu reconhecimento concluído.
Nos últimos anos procuramos modificar e adequar o padrão dos opalinos para que se adequasse aos novos canários que surgiram ( que viriam a ser os Mognos) . Nas reuniões da OMJ essa era a posição do Brasil e mesmo da França. Com isso os padrões dos opalinos foram se alterando e se aproximando cada vez mais do nosso canário Mogno.
Com o futuro reconhecimento do Mogno , o Standard dos Opalinos Negros e Marrons também deve ser alterado e adequado à essa nova realidade. Isso deve ser feito de maneira com que os Mognos e Opalinos se distanciem em termos de Standard para que ambas as cores tenham sua identidade própria e seu lugar na moderna Canaricultura de cor."
GENERALIDADES
A mutação OPALINO é um fator de redução das melaninas e concentra a eumelanina sob o canal medular das penas o que, por conta do efeito óptico, dá um aspecto azulado à ave. A parte inferior das remiges e das retrizes é mais escura do que a parte superior.
NEGRO OPALINO
As estrias são de cor cinza escuro azulado sobre um fundo também cinza azulado mais claro.
Desenho similar ao clássico , um pouco menos largo.
As patas, as unhas e o bico devem ser negros.
CANELA OPALINO
As estrias são marrons acinzentadas azuladas.
Cor de fundo melanizada um poco mais clara com reflexos azulados.
Desenho semelhante ao clássico , um pouco menos largo.
As patas, as unhas e o bico são de cor amarronzada.
avatar
PAULO FERREIRA MACHADO
Membro Ativo
Membro Ativo


Masculino BRASIL
Mensagens : 1099
Pontos : 1216
Idade : 54
CIDADE/CITY : S.J. DO RIO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: MUTAÇÃO MOGNO.

Mensagem por MauricioJr em Ter 10 Mar 2015, 00:06

Apesar de nao me interessar diretamente em criar um canario apenas pela cor, gosto muito de ler e estudar sobre Criacao de Canarios de uma forma geral...
Alguns anos atras eu li varios artigos sobre o Canario Urucum. Relamente um trabalho belissimo desde a sensibilidade do criador que detectou a mutacao, passando pelos problemas e misterios da fixacao, desenvolvimento e reconhecimento internacional. Todos os envolvidos estao de parabens pelo trabalho. Agora pretendo tambem acompanhar o trabalho com o Canario Mogno.
Mas dessa vez, lendo sobre o Canario Mogno me fez pensar sobre todo esse processo de reconhecimento internacional em termos monetarios.
Teoricamente falando, a sorte de acontecer e detectar uma mutacao, somados aos  trabalhos de fixar, desenvolver e passar pelo longo processo de reconhecimento da COM, e uma coisa que nao tem preco. Porem, na pratica, tudo tem um preco e tudo depende de dinheiro para se realizar.
Alem da criacao dos canarios, fico imaginando que existem despesas, obvias, de preparacao e envio dos canarios para a europa, despesas de viagens, hospedagem, alimentacao, etc. Sendo assim, me sugiu uma certa curiosidade e algumas questoes:

Quais sao as vantagens de ter uma mutaco reconhecida internacionalmente????

Ha alguma desvantagem em ter um canario reconhecido internacional???

Quanto custa, aproximadamente o processo final de reconecimento internacional de uma mutacao pela COM???

Quem paga por tudo isso???

Quem realmente ganha com o reconhecimento internacional dessas cores???

???

>>>
avatar
MauricioJr
Membro do Fórum
Membro do Fórum


Masculino USA
Mensagens : 244
Pontos : 286
Idade : 49
CLUBE : Floreos Y Compuestas
CIDADE/CITY : Philadelphia
ESTADO/PROVÍNCIA : PA - USA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Mutação mogno.

Mensagem por DAVI COUTINHO em Ter 10 Mar 2015, 03:36

Caro Mauricio de demais amigos do Universo dos Canarios;


Eu particularmente considero linda esta mutação mogno, e respeitável este empenho no desenvolvimento da canaricultura, principalmente o criador que estuda, corre atrás, trabalha, deixa viajem de férias, gasta tempo e dinheiro para formar e manter um bom plantel. 
É claro que tem um custo, não é baixo, e da forma como o sistema está colocado todos pagam a conta, mas só os criadores comerciais ganham algum dinheiro; e quanto maior for a promoção que todos fazemos, melhor será para quem pode comprar um stande de vendas e comercializar seus pássaros.
 
Em última análise, respeitados ou não, quem banca o sistema são todos criadores que são filiados aos clubes, pagam suas anuidades e participam regularmente de campeonatos. 
Não falo apenas daquele criador de grande porte que cria com mais de mil casais, mas de todos que estão no sistema, e o pior, quanto menor for a quantidade de filhotes, maior será o custo proporcional por cada pássaro levado a um campeonato. 
Nada contra os criadores comerciais, é direito líquido e certo de cada um; mas o bom senso recomenda que se estude uma saída menos onerosa para os principiantes e hobbystas.

Sinceramente acredito em melhoria do sistema, não para este ou aquele em particular, mas em benefício do hobby precisamos buscar um lugar ao sol para todos que amam a criação recreativa desses belos pássaros, com igualdade de tratamento para todos os segmentos; pois entendo que há muito o que crescer e melhorar na ornitofilia amadora de nosso país.
  
É justo que tenhamos todas as cores possíveis reconhecidas, independente se alguém esteja ganhando ou não, pois é o gosto de cada um; 
Mas não se pode deixar de reconhecer que temos uma grande dívida com o canário de canto clássico, visto que é notório o atraso deste segmento; e poucas iniciativas são tomadas para alavancar a criação destes canários em nosso país, principalmente o Timbrado espanhol e Malinois, pois ainda que estejamos iniciando a criação com os fracos canários que temos, não temos juízes que os julguem.

Não devemos esquecer que foi com seu canto melodioso que os canários atraíram o interesse do homem>>>>


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL


Masculino BRASIL
Mensagens : 1179
Pontos : 1378
Idade : 63
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: MUTAÇÃO MOGNO.

Mensagem por PAULO FERREIRA MACHADO em Sab 23 Jan 2016, 11:14

Bom dia pessoal.


Informação retirada do Facebook da FOB (Federação Ornitológica do Brasil) em 20/01/2016:


MUTAÇÃO MOGNO: A mutação brasileira é aprovada em 2ª passagem no procedimento de reconhecimento oficial pela COM
avatar
PAULO FERREIRA MACHADO
Membro Ativo
Membro Ativo


Masculino BRASIL
Mensagens : 1099
Pontos : 1216
Idade : 54
CIDADE/CITY : S.J. DO RIO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: MUTAÇÃO MOGNO.

Mensagem por MARTÍN em Dom 24 Jan 2016, 18:18

Mogno




[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Mutação brasileira é aprovada em segunda passagem pela COM no Mundial de Portugal e está apta a apresentação ao reconhecimento final

O reconhecimento da mutação brasileira Mogno, em canários de Cor, pedido pela FOB – Federação Ornitológica do Brasil, em 21 de novembro de 2012, foi aprovado na segunda fase do procedimento oficial junto a COM no Mundial de Portugal com a média de 88,6 pontos, dia 19 de janeiro de 2016.

Foram responsáveis por essa apresentação do Mogno os juízes brasileiros Severino J. Simões e Mario H. Simões e o presidente da OBJO João F. Basile da Silva.

Em novembro de 2012 o Brasil, através de Luiz F. F. Beraldi, presidente da FOB na ocasião, e Jõao F. Basile da Silva, presidente da OBJO, iniciou o pedido de reconhecimento da mutação Mogno na COM HN – Confederação Ornitológica Mundial Hemisfério Norte, quando protocolou, antecipadamente, à Reunião Técnica de Experts em Canários de Cor, em Palaiseau, França, em maio de 2013, um dossiê com o processo oficial.

A primeira passagem do Mogno aconteceu em janeiro de 2015 no Mundial da Holanda, quando foi aprovado com média de 89 pontos, o mínimo necessário são 87 pontos.

Nas duas passagens foram apresentados 12 canários, de acordo com o mínimo exigido pelo regulamento.

Os juízes responsáveis pela segunda passagem foram Tiago Santos, de Portugal, Michel Aurite, da França, Bernardo Wilianson, do Uruguai, Giancarlo Locatelli, da Itália e Theo Van Avezaath, da Holanda. O coordenador foi Roberto Rossi, juiz italiano e diretor de canários de Cor da OMJ-COM HN.

Para o reconhecimento definitivo é preciso que a mutação seja aprovada em mais uma passagem, o que deve acontecer no próximo Mundial.

A FOB, especialmente, agradece aos criadores europeus que cederam suas aves nas duas ocasiões.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3171
Pontos : 4774
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/ fabio-martin@hotmail.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Botão em Curso Re: MUTAÇÃO MOGNO.

Mensagem por Cassiano kaka em Ter 04 Jul 2017, 22:06

Tem um amigo em Sorocaba que cria a série toda de Mognos,é o  Alfredo Spinardi
avatar
Cassiano kaka
Sou Novo no Fórum
Sou Novo no Fórum


Masculino BRASIL
Mensagens : 1
Pontos : 1
Idade : 41
CIDADE/CITY : Sorocaba
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum