UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por José Bittencourt Sex 19 Dez 2014, 14:15

Boa tarde pessoal,
Conversando com o colega Martín em outro tópico sobre doenças, que meu canarinho Roller está doente, o colega me deu um toque que meu canário não é um Roller e até outro colega, o Ângelo, se não me engano, me informou que se trata de um canário de cor.
Eu já tinha lido discussões sobre o assunto, mas nunca parei para dar uma olhada, dei uma lidinha hoje no site do Roller clube de são paulo e fiquei meio que a ver navios.
Eu tinha um canário belga, que cantava demaissssss, minha esposa reclamava muito do seu canto altíssimo e estridente, me desfiz dele e por indicação de um tio da minha esposa comprei um roller por ter o canto mais grave. De fato, esse canário que eu tenho quando ele estava cantando, é um canto tranquilo, grave, baixo, gostoso de ouvir e o criador vende como Roller.
Então qual é a raça do canário de cor? Lembrando que ele é diferente do belga no aspecto, por ser mais encorpado e pelo seu canto grave. 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Abraços


Última edição por MARTÍN em Sex 19 Dez 2014, 14:51, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : TÍTULO EDITADO PARA MELHOR COMPREENDIMENTO DA PERGUNTA.)
avatar
José Bittencourt
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 137
Pontos : 215
Idade : 45
CIDADE/CITY : campos dos goytacazes
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Re: Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por MARTÍN Sex 19 Dez 2014, 15:00

José, boa tarde.

Editei o titulo do tópico, adequando para sua duvida, e adicionei a foto de sua ave para quem ler saiba de qual canários estamos falando.


José eu tenho certeza que este canário é um de cor, e analisando pela foto me parece um vermelho nevado.

Tem um motivo para algumas pessoas chamar um canário vermelho de Roller, se algum amigo souber por favor complementem o tópico com esta informação.


Abraço.






MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Qual seria a raça do canário de cor.

Mensagem por DAVI COUTINHO Sex 19 Dez 2014, 15:19

Boa tarde José e demais amigos do Universo dos Canários!

Neste caso a resposta é: A raça denominada canário de cor inclui todos os canários cuja criação e seleção tem como objetivo a pureza da cor e a qualidade da plumagem, já temos aproximadamente 400 cores homologadas pela C.O.M., todos são canários de cor.
Sua característica principal, alem da pureza da cor, é que todos são unicolor (não podem ser pintados).

Quanto ao canário Harzer Roller, trata-se de um canário de origem alemã, a raça surgiu nas montanhas do Harz, na região do Tirol; e tem como característica principal o canto clássico. Esta raça de canário canta com o bico fechado, produzindo o som na siringe e emitindo de forma rolada e muito harmoniosa, em tonalidade baixa, audível apenas a uns 10 metros de distancia.

Sua criação e seleção leva em consideração apenas a qualidade do canto, rolado ôco, baixo, suave e harmonioso; não pode haver sons estridentes ou que incomodam os ouvidos, é o canário de sala, você pode ficar conversando tranquilamente numa sala com um canário ou mais cantando ao fundo sem incomodar.
Temos artigos específicos e bons sobre esta raça publicados aqui no fórum.

Um abraço a todos;
Davi Coutinho. Criadouro Topázio.
Exclusivamente harzer roller -  Das melhores linhagens existentes.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Re: Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por José Bittencourt Sex 19 Dez 2014, 15:32

Davi,
Show sua explicação, agora entendi.
Lá no criatório onde eu comprei meu canarinho também tinha esses de canto clássico, me ofereceram na época, porque eu queria um canário de canto bem baixo, por causa da minha esposa, eu particularmente que não gosto.
Abraços
avatar
José Bittencourt
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 137
Pontos : 215
Idade : 45
CIDADE/CITY : campos dos goytacazes
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Re: Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Sáb 20 Dez 2014, 20:25

Eu li em uma edição da Revista da Fob qual o motivo da confusão que alguns criadores tem em relação ao "Roller".

Como sabemos o fator vermelho foi "emprestado" do Tarim ou Pintassilgo da Venezuela. E normalmente acasala-se o tarim macho com uma canária.

Ocorre que os primeiros híbridos foram obtidos através do acasalamento de tarins com fêmeas de Harzer Roller e desde então há essa confusão.

Não é o caso de nenhum amigo aqui, mas a título de curiosidade há alguns criadores que perdem a amizade mas não aceitam de jeito nenhum que 

os canários vermelhos não são rollers.rs.

Esse seu canário pela foto deve ser mestiço de algum canário de porte com um canário com fator vermelho. Portanto não é um canário de raça definida.

Mas é um belo espécime.


Forte abraço aos amigos.
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 57
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Re: Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por José Bittencourt Seg 22 Dez 2014, 08:19

Rogério,
Obrigado pela resposta.
Então se esse canário é um canário sem uma raça definida, ele pode ser anilhado, não existe um controle, nem digo pela FOB, mas pela associação que o criador é associado.
Esse cara que eu comprei meu canário, ele tem o registro dele na FOB e é associado em 2 associações, essas associações são de criadores de canário roller, ou de porte, sei lá, não pega mal, ou até meio que estraga e desmerece a raça um associado anilhando e vendendo pássaros de origem duvidosa? Ninguém fiscaliza isso?
avatar
José Bittencourt
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 137
Pontos : 215
Idade : 45
CIDADE/CITY : campos dos goytacazes
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Re: Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por ROGÉRIO QUEIROZ Ter 23 Dez 2014, 20:15

Para saber se o canário tem ou não raça definida o ideal é perguntar ao Criador de quem ele foi criado.

Ele é anilhado?

E quanto a fiscalizar se é ou não de raça, isso não é feito. 

Você pode ser filiado a um Clube, e anilhar o canário que você quiser, mesmo com anilhas da FOB.

Porém se seu canário não tem raça definida você não pode competir, pois não irá classificar seu canário em nenhuma categoria.


Abraços,
ROGÉRIO QUEIROZ
ROGÉRIO QUEIROZ
Administrador
Administrador

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 699
Pontos : 828
Idade : 57
CLUBE : SOAM
CIDADE/CITY : RIBEIRÃO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

https://www.facebook.com/canarilpenhaepinto

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Re: Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por Mário Galvão Dom 28 Dez 2014, 23:23

Pode ser um canário vermelho que tenha sido cruzado com roller, daí seu canto baixo, eu tenho alguns canários cruzados com roller que também tem o canto baixo e mais suave.
Mário Galvão
Mário Galvão
Membro
Membro

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 18
Pontos : 25
Idade : 59
CIDADE/CITY : porto alegre
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por DAVI COUTINHO Seg 29 Dez 2014, 01:48

Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Caro Mário e demais amigos, venho criando e estudando o canário harzer roller há alguns anos, hoje devo estar com um plantel de aproximadamente 250 canários das melhores linhagens existentes. Já criei tambem, durante alguns, anos canários de cor e porte.

Gostaria de ajudar os amigos, compartilhando aluns detalhes simples sobre este maravilhoso canário;
1 -) O canto do harzer Roller é recessivo, portanto mesmo que acasalássemos um canário de cor ou porte com um roller os filhotes cantariam durante várias gerações como um canário de cor, sem nenhuma alteração no canto.
2 -) Até nos acasalamentos entre roller puros, se não tomarmos alguns cuidados para não acasalar canários com defeitos no canto, dentro de pouco tempo teremos filhotes emitindo notas altas ou defeituosas, totalmente diferente do padrão clássico do harzer roller.
3 -) Dentre os canários de cor existem mutações, como os opalinos, que surgiram de um casal de harzer roller verdes puros; entretanto como a mutação não foi selecionada para o canto, logo perderam sua forma clássica característica de cantar.
4 -) Os canários de cor e porte, mesmo não sendo selecionados para o canto, tem forma diferenciada de cantar, dependendo de uma série de fatores que influenciaram sua criação. É só observar em qualquer grande exposição, ou mesmo visitando criadores, que verão muitos canários de cor e porte cantando em tonalidade diferente, e nem por isto são Roller.

Um abraço a todos;
Davi.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Re: Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por MARTÍN Seg 29 Dez 2014, 14:24

Acompanhando.....

Hoje aprendi mais uma, Davi não sabia que o fator opalino tinha surgindo a partir do Canario de Canto.




Abraço.


MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Re: Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por Mário Galvão Qua 07 Jan 2015, 23:49

Só para esclarecer, os canários cruzados que eu tenho, tem 3/4 de roller, como aqui em P. Alegre não há criadores, eu cruzei o macho roller que eu tenho com suas filhas meio sangue, os filhotes 3/4 resultado deste acasalamento cantam baixo como um roller é claro que seus cantos não são iguais a um roller puro, mas cantam baixo como um roller e não igual a um roller, até porque ouço muitas vezes no youtube o canto de canários roller puros e os meus 3/4, cantam só uma ou duas tours dos rollers, mas cantam baixo e sem estridência, e quanto ao canário do José Bittencourt em momento algum mencionei que era roller e sim que poderia ser um cruzamento com roller. Abraços.
Mário Galvão
Mário Galvão
Membro
Membro

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 18
Pontos : 25
Idade : 59
CIDADE/CITY : porto alegre
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por DAVI COUTINHO Qui 08 Jan 2015, 15:32

Boa tarde  amigos do Universo dos Canários!

Mário e demais amigos, quando dei esta explicação sobre o harzer roller foi somente com objetivo de orientar, principalmente os principiantes, sobre as diferenças existentes entre o canto deste canário e o canário de cor, bem como o caráter recessivo do seu canto. 
Criei canários de cor e porte durante alguns anos e sei que entre eles existe grande diferença no canto de um canário para o outro.
 
Mas a questão em foco é o costume existente em grande parte do país de chamar o canário com fator vermelho de roller, ocasionado por um fato na história desses pássaros, que o Martin já mencionou, o cruzamento feito com o tarin da Venezuela que transmitiu o fator vermelho aos canários foi feito com uma canária harzer roller, e por isto, como o canário vermelho era novidade e muito difícil de criar, antes da popularização da cantaxantina, chamavam estes canários de roller para valorizá-los; e até hoje vemos pessoas vendendo canários de cor como roller para os menos informados.
Um abraço a todos;
Davi.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Re: Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por william santos Seg 19 Jan 2015, 13:11

DAVI COUTINHO escreveu:Boa noite amigos do Universo dos Canários!

Caro Mário e demais amigos, venho criando e estudando o canário harzer roller há alguns anos, hoje devo estar com um plantel de aproximadamente 250 canários das melhores linhagens existentes. Já criei tambem, durante alguns, anos canários de cor e porte.
Gostaria de ajudar os amigos, compartilhando aluns detalhes simples sobre este maravilhoso canário;
1 -) O canto do harzer Roller é recessivo, portanto mesmo que acasalássemos um canário de cor ou porte com um roller os filhotes cantariam durante várias gerações como um canário de cor, sem nenhuma alteração no canto.
2 -) Até nos acasalamentos entre roller puros, se não tomarmos alguns cuidados para não acasalar canários com defeitos no canto, dentro de pouco tempo teremos filhotes emitindo notas altas ou defeituosas, totalmente diferente do padrão clássico do harzer roller.
3 -) Dentre os canários de cor existem mutações, como os opalinos, que surgiram de um casal de harzer roller verdes puros; entretanto como a mutação não foi selecionada para o canto, logo perderam sua forma clássica característica de cantar.
4 -) Os canários de cor e porte, mesmo não sendo selecionados para o canto, tem forma diferenciada de cantar, dependendo de uma série de fatores que influenciaram sua criação. É só observar em qualquer grande exposição, ou mesmo visitando criadores, que verão muitos canários de cor e porte cantando em tonalidade diferente, e nem por isto são Roller.
Um abraço a todos;
Davi.
Prezado Davi

Boa Tarde

Sou principiante conforme já disse aqui por várias vezes.

Tudo isso ainda me parece muito complexo, pois comprei 03 casais (como Roller) em um clube aqui do RJ e, pelo que está me parecendo, não são.

Poderia me explicar uma coisa: você disse que: "3 -) Dentre os canários de cor existem mutações, como os opalinos, que surgiram de um casal de harzer roller verdes puros"

Cruzando-se um casal de Harzer roller verdes puros não teríamos obrigatoriamente que termos filhotes também puros - Roller ?

Tá complicado...... me ajuda aí !!!!!  (risos)

Tô achando que tenho mesmo são 03 casais de pé duro !!!!!! (risos)

Abraço à todos.
william santos
william santos
Membro
Membro

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 52
Pontos : 69
Idade : 60
CLUBE : 3C - nº 477
CIDADE/CITY : Rio de Janeiro
ESTADO/PROVÍNCIA : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Qual seria a raça ou cor do meu canário.

Mensagem por DAVI COUTINHO Sáb 31 Jan 2015, 20:38

Boa tarde William e demais amigos do Universo dos Canários!

Primeiramente desculpe a demora em responder, mas vamos ao que interessa: O que eu disse, talvez não ficou bem explicado, é que há mutações ocorridas inicialmente no canário de canto clássico harzer roller que também foram aproveitadas e desenvolvidas no segmento de canário de cor. 
Entretanto quando surgiu um filhote opalino de um casal de roller verde, ou um branco dominante de um casal de roller amarelos, estes filhotes eram roller puros. Fato é, que até hoje existem os opalinos (concorrem como classe 4) e os brancos dominantes (classe 2) dentre os harzer roller puros, eu inclusive tenho estas cores no meu criadouro.

Quanto a dizer que os seus são pé duros, não posso afirmar nada sem ouvi-los cantar, pois os roller pintados são idênticos aos pé duros, a grande diferença é o maravilhoso canto clássico. Mas com certeza se acasalar dois harzer roller racialmente puros, independente da cor, todos os filhotes serão puros.

Um abraço a todos;
Davi.
DAVI COUTINHO
DAVI COUTINHO
CONSULTOR GERAL
CONSULTOR GERAL

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1256
Pontos : 1455
Idade : 69
CIDADE/CITY : São Paulo
ESTADO/PROVÍNCIA : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Re: Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por Mário Galvão Dom 01 Fev 2015, 12:20

Bueno, então os 3/4 de roller que eu tenho aqui são uma exceção a regra, pois apesar de não cantarem igual a um roller puro como eu disse antes, eles cantam baixo e sem estridências.
Mário Galvão
Mário Galvão
Membro
Membro

Qual seria a raça ou cor do meu canário? 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 18
Pontos : 25
Idade : 59
CIDADE/CITY : porto alegre
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Qual seria a raça ou cor do meu canário? Empty Re: Qual seria a raça ou cor do meu canário?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos