UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos. Empty Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos.

Mensagem por MARTÍN Sáb 09 Ago 2014, 17:49

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos.


Com sua personalidade feliz e natureza calma, estes atraentes e pequenos papagaios o conquistará em pouco tempo, e o encherá de amor e atenção! A Calopsita (Nymphicus hollandicus) é um pássaro muito inteligente e curioso. Essas características fazem com que eles sejam facilmente domesticados e treinados. Junte isso com uma natureza muito delicada e você terá um animal de estimação que as crianças poderão ter e cuidar com segurança. A Calopsita, também conhecida como Caturra, é considerada um papagaio, como pode ser visto pela forma curva do seu bico. Elas são membros da família das Cacatuas, o que pode ser evidenciado por conta de sua bonita crista que fica ereta. No entanto, ao contrário das Cacatuas, eles têm caudas longas que são responsáveis por cerca de metade do seu comprimento total, deixando-as mais parecidas com o Periquito Australiano.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Em seu habitat natural, o interior árido da Austrália, a Caturra é bastante nômade. Elas viajam em bandos, sempre procurando os lugares que possuem seus alimentos. A Calopsita pode ficar temporariamente na vegetação rasteira do deserto, mas sempre estarão perto de uma fonte de água, como riachos e rios. Quando sua fonte de alimento acaba, elas vão seguir em frente e procurar novos lugares.

O habitat nativo da Calopsita faz com que ela seja bem adaptada para viver como animais de estimação. Elas são resistentes, se adaptam facilmente a mudanças, e são fáceis de criar. A grande vantagem é que as Calopsitas não são tão barulhentas, quanto alguns de seus parentes próximos, e podem ser deixadas sozinhos por algum tempo.

DISTRIBUIÇÃO DA CALOPSITA

Todas as Calopsitas são nativas da Austrália e vivem em regiões subtropicais e temperadas. Elas são encontradas na maior parte da Austrália, exceto nas áreas costeiras.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA CALOPSITA

Estes pequenos papagaios são considerados parte da família das Cacatuas (Cacatuidae). Como membro desta família, elas exibem suas bonitas cristas eréteis, bem como suas colorações de penas e seus comportamentos de reprodução. Calopsitas jovens são mais finas e magras do que os adultos e não possuem todas as penas da cabeça. As aves jovens atingem o tamanho de adulto com cerca de 9 meses, embora elas começam a fazer a muda com cerca de seis meses e vai continuar a trocar de penas todos os anos.

A Calopsita adulta pesa de 800 gramas até 1,1 quilos, e tem cerca de 30 centímetros do bico à ponta da cauda. O adulto geralmente tem penas e bico mais escuros. As Calopsitas machos geralmente têm as penas da cabeça mais brilhantes e amareladas, e manchas na bochecha, bem como cristas maiores. A maioria das Calopsitas vivem de 12 a 14 anos, embora possam chegar a viver de até 25 anos.

Na natureza, a ave é predominantemente cinza, conforme a foto abaixo de uma Calopsita Cinza Silvestre. As cores básicas presentes na Caturra são o amarelo, vermelho e preto. Existe uma grande variedade de cores, ou mutações de Calopsita, que podem ocorrer primeiramente na natureza e, em seguida, na criação doméstica.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

AS PRINCIPAIS MUTAÇÕES DE CALOPSITA SÃO:

Calopsita Arlequim: A primeira das mutações de Calopsita é o Arlequim. Os pássaros têm manchas brancas e amarelas nas penas de seu corpo, intercaladas com as penas pretas. Calopsitas Arlequim podem ter penas mais claras ou escuras.
Calopsita Lutino: A segunda é Calopsita Lutino, nesta mutação os pássaros não têm pigmentação preta. A fêmea geralmente se torna mais clara e brilhante que o macho.
Calopsita Pérola: A terceira mutação é a Calopsita Pérola. Elas têm penas brancas e amarelas com as bordas cinza escuro. No entanto, os machos vão fazer a muda e ficarão mais cinzas, enquanto nas fêmeas a coloração se mantém.
Calopsita Canela: A quarta mutação é a Calopsita Canela, nela a pigmentação preta das penas se torna amarronzada.
Calopsita Prata: A quinta mutação é a Calopsita Prata. São aves com uma cor cinza pálida, resultado de uma pigmentação preta que foi parcialmente diminuída. Ela tem os olhos vermelhos, com bico e pés cor de rosa.

OUTRAS MUTAÇÕES DE CALOPSITA INCLUEM:

Calopsita Pérola Canela: A Calopsita Pérola Canela é uma mutação dupla com a coloração das Calopsitas Canela e o padrão de penas de uma Calopsita Pérola. Há também uma mutação de Calopsita chamada Canela-Arlequim.
Calopsita de Cara Branca: A Calopsita de Cara Branca é uma das mutações de Calopsita em que falta a coloração amarela, bem como eles não têm manchas no rosto. Os machos têm a cabeça mais branca, enquanto as fêmeas são mais acinzentadas. As fêmeas também terão marcas em forma de listras nas penas da cauda. Calopsitas de Cara Branca podem ter diferentes variedades de cores, como o Cinza Silvestre, Pérola, Prata, Arlequim, e Albino.
Calopsita Albina: A Calopsita Albina é uma multi mutação, ou seja, é uma combinação das mutações Cara Branca e Lutina. Esta ave não tem as cores cinza, amarelo e laranja e seus olhos são vermelhos brilhantes.
Calopsita de Bochecha Amarela: A Calopsita de Bochecha Amarelo é uma mutação ainda nova, e como o seu nome diz, as bochechas são amarelas, ao invés de alaranjadas.
Calopsita Fulvo: A Calopsita Fulvo se assemelha a mutação Canela, mas elas são mais amarelas e tem o olhos vermelhos.
Calopsita Esmeralda: A Calopsita Esmeralda, também conhecida como Oliva, tem pequenas manchas ou borrões nas cores amarelo e cinza pelo cor, dando um efeito verde para as penas.
Calopsita Pastel: A Calopsita Pastel tem as cores das penas, como amarelos, laranjas, marrons e cinzas em tons mais suaves. E a coloração de sua bochecha é num tom de laranja amarelado.
Calopsita Platinum: A Calopsita Platinum tem essencialmente penas cinzas claro e com um tom acastanhado no peito. As bordas das asas e da cauda são mais escuras.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DA CALOPSITA

ALIMENTAÇÃO PARA A CALOPSITA

Um mix comercial de sementes para Calopsitas geralmente será considerado adequado para alimentar seu pássaro, juntamente com um bom suplemento vitamínico. Rações peletizadas também vão fornecer uma alimentação bastante equilibrada, no entanto, não contém os fitonutrientes, que são pigmentos antioxidantes encontrados em vegetais, frutas, grãos e sementes, por isso ela deverá ser complementada.

Você pode complementar a alimentação de sua Calopsita com os alimentos verdes, como folhas de chicória, couve, mostarda, folhas de cenoura, aipo, agrião, espinafre, ervilhas, milho verde e milheto. Várias frutas também são apreciadas pelas Caturras, como maçãs, laranjas, bananas e outras. É recomendado fornecer o osso de siba como fonte de cálcio, ajudando a manter o bico em boas condições. As proteínas podem ser oferecidas através de farinhadas especiais, ração de cachorro ou ovos cozidos e amassados. Uma destas fontes proteicas já é o suficiente.

O uso da areia na alimentação dos pássaros que descascam as sementes antes de comer vem diminuindo, muitos criadores atualmente acreditam que as Calopsitas não precisam da areia, e inclusive acham que ela pode até mesmo causar problemas para as aves. Somente alguns Papagaios, que comem as sementes inteiras e sem descascar, ainda precisam da areia para ajudar na digestão.

Melhor Alimentação para Calopsita

A alimentação para Calopsita é basicamente composta por ração e sementes que são facilmente encontradas em lojas de animais e ainda pode ser complementada com diversas frutas e verduras. A alimentação diária da Calopsita deve ser composta por boa uma mistura de sementes com cerca de 20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de girassol. Uma das maneiras mais fáceis de conseguir esta mistura é comprando-a pronta, pois existe uma grande variedade de marcas e preços disponíveis no mercado.

Muitos criadores preferem fornecer a ração peletizada ou ração extrusada. Estas rações também são muito comuns e fáceis de serem encontradas, além disto, elas tem uma grande qualidade e irão garantir que sua Calopsita esteja ingerindo as vitaminas necessárias para um bom desenvolvimento e manutenção da saúde. A ração é mais cara, mas não há desperdícios como acontece nas sementes, uma vez que você paga pelas cascas que não são consumidas pelas aves. Caso você alimente suas calopsitas com sementes e queira mudar para a ração, faça a transição aos poucos, diminuindo a quantidade de sementes e aumentando a ração, assim você irá acostumando aos poucos seus animais de estimação com a nova alimentação para Calopsita.

Outras opções de comida para Calopsita que podem ser fornecidos são as farinhadas a base de ovo, frutas como a maçã, legumes e verduras em pedaços como couve, almeirão, milho verde, jiló, espinafre e chicória. Deixe à disposição areia grossa bem lavada, ou a comprada em lojas de pets, farinha de ostras ou osso de siba, estes produtos ajudam tanto na digestão como também são ótimas fontes de cálcio, especialmente para a época da reprodução da Calopsita. Também vale lembrar que a água deve ser trocada diariamente. Vale uma ressalva para a areia, nunca pegue-a da rua, pois a chance dela estar contaminada com os excrementos de algum outro animal como cachorros e gatos são grandes, e isto acabará deixando sua calopsita doente.Como você pode perceber, existe uma grande variedade de alimentação para Calopsita, e cabe a você escolher as melhores opções para seus pássaros.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Farinhada Caseira para Calopsita

É muito simples fazer a sua própria farinhada caseira para Calopsita. A mistura básica pode ser feita com poucos ingredientes e você poderá dar o seu toque, acrescentando outras comidas que seus pássaros gostem, como couve, cenoura ou jiló ralados. Faça uma quantidade suficiente apenas para que sua Calopsita possa comer em um dia, pois não é indicado guardar a farinhada caseira a base de ovo de um dia para o outro, pois ela poderá fermentar e azedar, causando doenças, caso seu pássaro venha a comê-la.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

RECEITA DE FARINHADA CASEIRA PARA CALOPSITA

Cozinhe muito bem 1 ovo durante uns 15 minutos, em seguida passe-o no espremedor de batatas ou em uma peneira. Para cada ovo cozido, coloque 1 colher rasa de Mucilon, 1 de Neston e 2 de flocos de milho.

Como foi dito acima, você pode pegar algum legume, verdura ou fruta ralada e misturar em sua farinhada caseira para Calopsita. Você também poderá acrescentar algumas sementes, deixando assim a comida mais chamativa para os pássaros. Outros produtos muito bons para deixar sua farinhada ainda mais vitaminada são o Aminomix, Vitalbird, Organew, ou Premix, você pode procurar por estes produtos em lojas de produtos agropecuários. Só tome cuidado para seguir a dosagem recomendada pelo fabricante. Deixe a farinhada com consistência úmida, portanto, se for o caso, você pode diminuir um pouco a quantidade dos produtos secos ou então acrescentar um pouco de água fresca.

ÁGUA PARA A CALOPSITA

Dê água potável e fresca todos os dias para suas Calopsitas. Você também poderá adicionar vitaminas e medicamentos na água, tornando mais fácil administrar tais produtos.

BANHOS PARA A CALOPSITA

As Calopsitas vão adorar tomar um bom banho! A banheira poderá ser colocada na gaiola, e de preferência que ela tenha a borda alta, evitando assim muitos respingos de água.

OUTROS CUIDADOS COM A CALOPSITA

As Calopsitas também precisam de alguma preparação e cuidados. É importante manter uma das asas cortadas, isso evitará que a Calopsita saia voando por aí, e você nunca mais a veja novamente. O corte também facilita o processo de amansar. Galhos frescos de árvores e arbustos como o carvalho e árvores frutíferas darão boas horas de mastigação e prazer na escalada enquanto elas estiverem se exercitando e aparando o bico e as unhas.

Uma atenção especial aos cuidados básicos com sua Caturra irá manter seu pássaro saudável e ativo durante anos. Alimentos e água frescos devem ser fornecidos diariamente.

GAIOLAS E ACESSÓRIOS PARA CALOPSITA

GAIOLAS PARA CALOPSITA

Calopsitas amam gaiolas espaçosas! Gaiolas de Calopsita devem ser grandes o suficiente para que elas no mínimo consigam abrir suas asas sem tocar nos lados, portanto, devem medir no mínimo 45cm x 45cm x 60cm. Compre gaiolas de metal para suas Caturras, elas são resistentes a mordidas e isso é importante, uma gaiola de madeira será facilmente destruída por uma Calopsita.

Gaiolas para Calopsitas com barras horizontais nas laterais são boas porque estes pássaros gostam de escalar. Colocar um pano ao redor da gaiola ou uma tela fina irá ajudar a diminuir a dispersão de sementes. O fundo da gaiola pode ser coberto com papel, ajudando na hora da limpeza.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

POLEIROS PARA GAIOLAS DE CALOPSITA

Coloque 2 ou 3 poleiros com cerca de 1cm de diâmetro na gaiola, e deixe as vasilhas de alimentação, água e complementos alimentares penduradas no lado. Tente colocar os poleiros longe das vasilhas, evitando assim que eles fiquem sujos com excrementos dos pássaros. Não use vasilhas de plástico, pois as Calopsitas irão mastigar e quebrar tudo, tornando-se perigoso para a ave.

AONDE COLOCAR AS GAIOLAS DE CALOPSITA?

Coloque a gaiola para Calopsitas em uma área afastada de correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura. Deixe-a no nível dos olhos ou ou pouco mais alto, assim a Calopsita irá se sentir mais segura. Cobrir a gaiola à noite não é necessário, mas vai ajudar a manter a ave mais calma e dará uma maior sensação de segurança.

VIVEIRO PARA CALOPSITA

Um viveiro ao ar livre e espaçoso, dependendo da área que você possui, pode ser uma boa escolha. As Calopsitas podem ficar em um viveiro juntamente com alguns pássaros exóticos e Canários Belga. O viveiro exterior para Calopsitas precisa ter um abrigo protegido, aonde os pássaros possam se abrigar do sol e da chuva.

MANUTENÇÃO DA CALOPSITA

O cuidado básico com a gaiola de Calopsita inclui a limpeza diária das vasilhas de água e comida. Troque os papeis sujos a cada 2 ou 3 dias. Você pode limpar e desinfectar a gaiola semanalmente. Lave e seque completamente os poleiros e brinquedos para Calopsita, sempre que eles estiverem sujos. Se você tiver areia no fundo de seu viveiro, ela deverá ser trocada anualmente.

É fácil amansar e treinar Calopsitas. Será necessário pouco tempo para treinar e as Calopsitas são fáceis de serem manuseadas. Treino de repetição, paciência e tempo são as chaves do sucesso para amansar uma Calopsita!

COMPORTAMENTOS SOCIAIS DA CALOPSITA

Comportamento da Calopsita não pode ser agressivo, caso você esteja procurando um pássaro doce para um iniciante com estes animais. As Caturras são muito doceis e amigáveis com as pessoas, bem como com outras aves. Na natureza elas vivem em grupos de cerca de doze aves, embora centenas possam se reunir, especialmente quando a época de reprodução acaba e nos locais aonde o alimento é abundante. Por isso mesmo, elas podem ficar muito bem com outros pequenos pássaros que não tenham o bico curvo. Elas gostam de atenção cuidados. Os machos e as fêmeas são igualmente bons animais de estimação!

Problemas de comportamento das Calopsitas são facilmente evitados se você fornecer para seu pássaro um ambiente estimulante e companheirismo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

MANUSEIO E TREINAMENTO DA CALOPSITA

BÁSICO PARA AMANSAR UMA CALOPSITA


As Caturras jovens, com cerca de 12 a 14 semanas de idade, são mais fáceis de treinar. Amansar e treinar também será mais fácil, se você tentar com uma única Calopsita, e não com dois pássaros de uma vez. Isso ocorre porque, no começo, as Calopsitas vão preferir a companhia uma das outros ao invés de você. Quando ela for amansada por apenas uma pessoa, é importante que você mostre a Calopsita para outras pessoas, evitando assim que ela fique apega somente a uma pessoa.

As fêmeas são, naturalmente, mais silenciosas, por isso o treinamento para assobiar funciona melhor com Calopsitas macho. Antes de amansar e treinar as Calopsitas, você deverá cortar as penas de uma das asas, limitando assim a capacidade do pássaro voar. Deixe uma pessoa apenas fazendo o treinamento da Caturra, de forma a evitar confusões. Se a sua Calopsita gosta de morder, treine-a primeiro em um poleiro, e depois passe-a para o dedo.

É melhor treinar e amansar uma Calopsita em uma sala pequena e com poucas distrações.

TREINAMENTO INICIAL PARA CALOPSITA

Treinamento envolve a aceitação e confiança entre você e sua Calopsita. Fale suavemente com o pássaro, de forma a deixá-lo calomo, e sempre mexa-se lentamente. Comece a partir do chão e se aproxime da Calopsita pelo lado, e não de frente para ela. Coloque um petisco entre seus dedos, como por exemplo uma semente de girassol, e procure aproximar e fazer com ela aceite e coma. A Calopsita poderá tentar voar e você deverá repetir isso várias vezes.

Uma vez que a Calopsita esteja andando em seu dedo, você começa a treina-la para que ela passe de uma mão para outra. Se a sua Calopsita de der uma mordida forte ou está persistindo em morder, diga “não!”, com uma voz firme e alta, e volte a repetir o treinamento. Repita esses treinamentos com a mão por várias vezes ao dia, mas por curtos períodos de tempo, sendo que cerca de 20 minutos por sessão é o suficiente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

TREINAMENTO AVANÇADO PARA CALOPSITA

Muitos treinamentos e truques são feitos dando recompensas alimentares. Alguns treinamentos mais avançados para Calopsitas incluem subir escadas e tocar sinos. Calopsitas são mais hábeis para aprender truques com o bico do que com as unhas. Elas têm vozes altas e agudas, e não são os melhores pássaros falantes. Mas elas podem ser treinadas para falar algumas palavras, desde que você tenha muita paciência e repita os treinamentos.

ATIVIDADES DA CALOPSITA

Calopsitas amam escalar e esticar suas asas, assim como brincar. Mantenha uma quantidade de brinquedos e acessórios na gaiola de modo que você não diminua os possíveis movimentos da Calopsita. Calopsitas gostam de uma grande variedade de brinquedos, tais como barras de sementes, balanços, escadas, sinos e espelhos. Galhos de árvores e madeira para mastigar proporcionam um excelente exercício e mantem o bico em boas condições. Brinquedos de plástico brilhantes são feitos para Periquitos Australianos, não para Calopsitas! Nunca dê um brinquedo de borracha!
A calopsita mansa irá gostar de um cercadinho do lado de fora da gaiola. Você pode fazer um grande brinquedo para calopsita, equipado com escadas, poleiros, balanços e brinquedos pendurados. Sua Calopsita precisará de 10 a 12 horas de descanso a cada dia, para se manter saudável, portanto não fique até altas horas brincando.

CRIANDO E REPRODUZINDO A CALOPSITA

É uma excelente opção para se ter filhotes, pois a Calopsita é uma das mais simples espécies de papagaios para se reproduzir em cativeiro. Na natureza, as Calopsitas, muitas vezes, formam um casal para toda a vida, construindo seus ninhos em ocos de árvores a cerca de 6 ou mais metros acima do solo. Para a reprodução de Calopsitas, um bom tamanho de gaiola é 120cm x 120cm x 60cm a 90cm de altura. O tamanho recomendado para o ninho de Calopsitas é de 30cm x 40cm x 30cm de altura, com um buraco por onde os pássaros irão entrar e sair. O ninho deverá ser forrado com serragem grossa, para evitar que os ovos se quebrem.

As Calopsitas devem ter de 18 meses a 2 anos de vida para começar a reproduzir. Tenha em mente que mesmo as Calopsitas mansas podem ficar agressivas durante o período de reprodução. O acasalamento poderá acontecer imediatamente ou poderá levar de 4 a 6 semanas, período em que haverá um monte de carinhos mútuos.

A fêmea de Calopsita irá botar 1 ovo a cada 2 dias, e no total fará a postura de 3 a 9 ovos. O período de incubação é de 18 a 20 dias, contados a partir da postura do 3º ou 4º ovos. Os filhotes de Calopsita começarão a deixar o ninho com cerca de 5 a 6 semanas e estarão totalmente independente cerca de 2 semanas após deixar o ninho.

Como Reproduzir a Calopsita

A maior dificuldade para reproduzir a Calopsita consiste na formação dos casais, uma vez que não existem diferenças perceptíveis entre os machos e as fêmeas, sendo que a forma mais segura para saber o sexo de uma calopsita é através do exame de DNA. Outro detalhe importante é que elas são aves monogâmicas, ou seja, quando formam o casal dificilmente irão trocar, a não ser que um morra ou então seja totalmente retirado do local que a outra fique, ou seja, eles não podem nem mesmo ouvir um ao outro, caso contrário será difícil fazer um novo casal. Antes de começar o processo de acasalamento é interessante conhecer um pouco mais sobre estes belos pássaros, por isso lançamos o guia completo de criação e reprodução das Calopsitas, vale a pena dar uma boa lida.

COM QUE IDADE POSSO REPRODUZIR A CALOPSITA?

As Calopsitas estão aptas para reproduzir assim que fazem 1 ano de idade, contudo alguns criadores recomendem a reprodução seja iniciada somente após 18 meses de vida, especialmente para as fêmeas, evitando assim problemas com a postura dos ovos. O casal de Calopsitas irá fazer todo o trabalho de construção do ninho, acasalamento, choca e cuidados com os filhotes, portanto você pode deixar ambos os pais na gaiola, pois os dois serão responsáveis pelos filhotes que irão nascer.

LOCAL IDEAL PARA REPRODUZIR A CALOPSITA

Você conseguirá reproduzir a Calopsita em viveiros ou em gaiolas individuais, sendo que para cada casal é recomendado um tamanho aproximado de cerca de 1,00m X 0,50m X 0,50m. Os ninhos para Calopsita devem ser grandes e espaçosos, medindo no mínimo 35cm X 20cm X 20cm, sendo importante saber que dentro do ninho deverão caber a mãe e de 3 a 6 filhotes, ou seja, se o ninho for pequeno pode ser que algum filhote venha a morrer esmagado.

POSTURA DE OVOS DE UMA CALOPSITA

Em média, as calopsitas botam de 4 a 7 ovos com intervalo de 2 dias entre um ovo e outro, ou seja, elas botam dia sim e dia não. Após 20 a 23 dias do inicio do choco os filhotes começaram a nascer, e após 2 meses eles já estarão saindo do ninho e arriscando os primeiros voos. Algumas Calopsitas botam e chocam os ovos, porém nenhum filhote nasce, e isso deixa os donos muito frustrados. Existem diversos motivos para isso acontecer, podendo ser um casal de Calopsitas mansas, que não choca bem os ovos, ou um pássaro que pode ser muito jovem e ainda não estão preparado para chocar, ou até mesmo você poderá ter 2 fêmeas, que chegam a se acasalar, botar e chocar normalmente os ovos, mas logicamente que nenhum filhote irá nascer.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O QUE FAZER QUANDO OS FILHOTES DE CALOPSITA NASCEREM?

Quando os filhotes de Calopsita nascerem deixe a disposição uma boa alimentação para Calopsita, portanto, além da mistura de sementes, coloque verduras, legumes e frutas como couve, mostarda, cenoura, jiló, pepino e maça. É muito importante que você deixe a disposição do casal uma boa farinhada a base de ovo para Calopsita. Seguindo estes cuidados com certeza você conseguira reproduzir a Calopsita em sua casa.

Filhote de Calopsita Nascendo

Muitas pessoas nunca tiverem a oportunidade de ver um filhote de Calopsita nascendo, até mesmo quem tem alguns pássaros em casa e costuma criar, tem dificuldade em estar presente no momento exato e acompanhar o nascimento das pequenas Calopsitas, uma vez que os pais costumam ficar muito bravos, defendendo o ninho sempre que alguém tenta dar uma olhada. Com cerca de 21 dias após o início do choco, os filhotes de Calopsita começam a sair do ovo, rompendo a casca e ganhando a tão sonhada liberdade. Nesta fase, os filhotes são totalmente indefesos, ficando por conta dos cuidados dos pais. Você deverá dar uma boa alimentação para Calopsita, desta forma o casal poderá tratar do filhote, fazendo com que ele cresça rapidamente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

POTENCIAIS PROBLEMAS DA CRIAÇÃO DE CALOPSITA

É fácil de manter a boa saúde de uma Calopsita, pois elas são muito resistentes. No entanto, há sinais de doença de pássaros que você deve saber. Você deverá se preocupar com a saúde de suas Calopsitas se elas ficarem inativas, com as penas eriçadas, ou se mostrar quaisquer sinais de perda de peso. A perda de peso poderá ser rápida e fatal.

Algumas das doenças e lesões comuns que as Calopsitas pode ter são asas ou pernas quebradas, cortes e feridas abertas, ficar com bicos e unhas grandes, dor nas patas, muda encruada, penas encravadas, perda de peso, insolação, choque, concussões, ovos atravessados, indigestão, doenças nos olhos, ácaros, lágrimas excessivas, resfriados, tumores, psitacose, coccidiose, bócio , bacterianas, aspergilose, conjuntivite, constipação, diarreia, artrite e reumatismo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Faça uma gaiola que servirá de hospital, você deverá cobrir tudo, deixando apenas a frente da gaiola aberta, e se for o caso, deverá manter o interior da gaiola bem quentinho. Remova todos os poleiros e coloque as vasilhas de comida e água no chão. Se você não perceber que sua Calopsita esteja melhorando dentro de poucas horas, leve-o para um veterinário que poderá tratá-lo melhor.

Problemas comportamentais em pássaros geralmente são causados pela falta de algo no ambiente em que a ave está vivendo. Muitos pássaros da família das Cacatuas são particularmente vulneráveis ​​a arrancar as suas penas por causa de sua intensa necessidade de socialização.
Tédio, falta de confiança, falta de interação com outras aves ou pessoas pode levar a problemas como morder, arrancar penas e gritaria. Tente desenvolver um vínculo de confiança e passar um bom tempo com seu pássaro para ajudar a evitar esses problemas.

AONDE COMPRAR CALOPSITA?

Você pode facilmente encontrar Calopsitas a venda na sua cor Cinza Silvestre, bem como em diversas outras mutações. As Calopsitas são um dos papagaios mais baratos para se comprar. O governo Australiano instituiu uma grande proibição sobre a exportação desses pássaros em 1994, portanto, todas as caturras vendidas no Brasil devem ser criadas em cativeiro.

Veja o que uma Calopsita não pode Comer

Muitas pessoas pensam que as Calopsitas podem comer de tudo e acabam oferecendo alimentos, que se forem ingeridos em grandes quantidades, podem até matar o seu pássaro de estimação. Apesar de terem um paladar bem diversificado e aceitarem praticamente qualquer tipo de comida, deve-se ter uma atenção especial com a alimentação para Calopsita, evitando fornecer alguns produtos que a ave não consegue digerir bem, ou então que possuam características indesejadas como o excesso de gorduras. Mas nem sempre é fácil saber o que uma Calopsita não pode comer, por isso vamos falar um pouco mais sobre isso.

O QUE UMA CALOPSITA NÃO PODE COMER?

Um dos alimentos que a Calopsita não pode comer é a Alface, pois ela em grandes quantidades pode causar uma grave diarreia nos pássaros, uma vez que a Alface é um laxante natural. Outro alimento proibido para as Calopsitas é o Abacate, pois ele possui altíssimos níveis de gordura que podem causar doenças hepáticas, obesidade, diarreia e problemas nas penas, além de afetar a absorção de nutrientes. Produtos que contenham cafeína e chocolate causam hiperatividade, vômitos, diarreia e batidas cardíacas irregulares. O leite e seus derivados também devem ser evitados, uma vez que a Calopsita não consegue digerir a lactose. Outros alimentos que podem trazer problemas são as folhas de batata, tomate e feijão, sementes e caroços de maçã, damasco, cereja, ameixa, pêssego, além claro de bebidas alcoólicas e sal.

Apesar da lista de alimentos proibidos para Calopsitas ser um pouco grande, estes belos pássaros ainda são animais de estimação excepcionais e é fácil fornecer a melhor alimentação para Calopsita, portanto, nada de inventar na hora de cuidar do seu pássaro!

Aprenda a Amansar Filhotes de Calopsita

O principal requisito para amansar filhotes de Calopsita é a paciência, sendo aconselhável que os filhotes sejam tratados desde cedo na mão, usando-se papas especializadas para a criação de filhotes de Calopsita. O processo de alimentação não é muito difícil e em pouco tempo você já terá pego o jeito e o ritmo. Você deverá ler a postagem sobre como criar Calopsita na mão, ele é a base para se conseguir amansar filhotes de Calopsita, pois grande parte do trabalho é feito conquistando a confiança dos pequenos filhotes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

PAPINHA PARA AMANSAR FILHOTES DE CALOPSITA

Para ter uma boa aceitação por parte do filhote, a papinha deve estar morna e ser preparada conforme instruções que estão presentes nas embalagens. Para dar a papinha pode-se usar uma seringa normal sem a agulha ou 1 colher de chá preparada, ou seja, que tenha bordas laterais entortadas, formando uma espécia de cunha. Preferimos a colher, uma vez que ela imita o formato do bico das Calopsitas, tornando a alimentação mais fácil para o filhote.

DICAS PARA AMANSAR FILHOTES DE CALOPSITA

Você não conseguirá amansar filhotes de Calopsita deixando-os presos na gaiola, isolados em um canto, ou então se tiver medo de tomar uma “mordidinhas” de seus bicos, ou seja, você deverá ficar em um local calmo e seguro, aonde o pássaro não possa fugir, retirar ele da gaiola e começar o processo de domesticação. Você pode usar sementes, como a de girassol, para oferecer ao filhote, fazendo com que ele ganhe confiança e venha comer em sua mão. Procure fazer com que o filhote suba em seu dedo, e a cada movimento certo faça um carinho ou um agrado no pássaro. Nunca faça movimentos bruscos, eles se assustam facilmente. Aos poucos o filhote irá perder o medo de você, e começará a ter confiança, deste ponto em diante o processo de amansar fica muito facilitado e os resultados serão mais rápidos.

QUAL A IDADE CERTA PARA AMANSAR FILHOTES DE CALOPSITA

Procure separar os filhotes de Calopsita quando eles completarem cerca de 15 a 20 dias de idade, assim já estarão fortes e a chance de tudo dar certo será grande. Eles devem ser alimentados de 1 a 5 vez por dia, dependendo da sua idade, e desde o início já deve-se oferecer as sementes para o filhote, desta forma ele ficará curioso e com o tempo irá aprender a comer sozinho. Com cerca de 8 a 12 semanas o filhote estará completamente “desmamado”, podendo interromper a papinha e fornecer apenas a alimentação para Calopsitas.

Não é aconselhável tirar o filhote de Calopsita dos pais para poder cria-los e alimenta-los na mão. Fazendo isso, com certeza eles vão ficar muito mansos, porém temos outras formas de domesticar uma Calopsita. Contudo algumas situações nos forçam a pegar os filhotes para criar, como por exemplo, algumas fêmeas podem abandonar o ninho e os filhotes, neste caso, você deverá alimentar o filhote de Calopsita no bico ou ele vai acabar morrendo. Então é melhor aprender como criar Calopsita na mão e caso seja necessário coloque as mãos na massa e salve os filhotes.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Vale lembrar que para o filhote ficar manso não basta apenas alimenta-lo desde filhote, mas sim trata-lo com carinho, paciência e muito amor. Têm várias marcas de papa para filhotes, ou seja, de alimentos para você criar as Calopsitas, sendo interessante que você procure adquirir uma de boa qualidade. Compre sempre um pacote fechado, isso garante que a alimentação estará nova e em boas condições.

COMO CRIAR CALOPSITA NA MÃO? PREPARANDO A COMIDA!

A papa deve ser servida morna, para isso basta misturar a comida para Calopsita com água e deixar uns 10 segundo no microondas, ou então esquentar a água no fogo e misturar na papa. Antes de dar para o filhote, sinta se não está muito quente, isto evita problemas com queimaduras no filhote.

Podemos oferecer a papa com uma seringa sem agulha ou com uma colher com as bordas amassadas. Para fazer a colher para criar Calopsita na mão, basta pegar uma de chá e amassar as bordas com a ajuda de uma alicate, ela vai ficar assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Os filhote devem ser tratados de acordo com a idade, seguindo a tabela abaixo:

-3 Semanas: as 7:00 hs, 11:00 hs, 15:00 hs 19:00 hs e 23 hs
-4 Semanas: as 7:00 hs, 12:30 hs, 17:30 hs 20:00 hs e 22:30 hs
-5 Semanas: as 7:00 hs, 15:00 hs e 22:00 hs
-6 e 7 Semanas: as 7:00 hs e 22:00 hs
-8 Semanas: 22:00 hs

Lembrando que a partir de 4 semanas você pode deixar um pote com uma boa mistura de sementes, pois o filhote de Calopsita começará a descascar e aos poucos irá comer sozinho, portando será uma fase de transição entre a papinha e as sementes. Outro detalhe é que estes horários não tem que ser seguidos a risca, ou seja, se as 10 da manhã você perceber que o papo do filhote está vazio então você deve tratar dele. A tabela é apenas um guia para ajudar a criar Calopsita na mão.

Com cerca de 10 semanas o filhote vai estar “desmamado” e não vai mais precisar de comer a papinha. Aqui fica um vídeo de um filhote de Calopsita que estamos criando em nossa casa. Lembre-se, para cuidar de Calopsitas filhotes você precisará de muito carinho e atenção.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Brinquedos para Calopsitas

A Calopsita tem uma grande necessidade de bicar, escalar e brincar com tudo durante todo o tempo, essa é uma das principais razões para que você compre ou faça alguns brinquedos para Calopsitas. Esta bela ave encanta crianças e adultos, e quando mansas são capazes de interagir com todos da casa, além de serem muito atenciosas e sobretudo curiosa. A Calopsita aprende tudo com muita facilidade, respondendo a comandos e sendo muito interativa. Atendem o chamado do dono e podem viver dentro de casa, preferindo ficar soltas e andando de um lado para outro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

PORQUE DAR BRINQUEDOS PARA CALOPSITAS?

Como falamos, a Calopsita é muito interativa e divertida, por isso ela busca por brinquedos para se entreter, ela sempre está a procura de algo para fazer, por isso, quem cria ou pretende criar uma Calopsita, deve saber que os brinquedos para calopsita tem um papel fundamental na saúde da sua ave, pois na falta deles ela poderá ficar entediada, arredia e começar a arrancar as próprias penas. Muitos donos, por falta de conhecimento, resolver pegar alguns brinquedos de criança para dar para suas Calopsitas. Os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento das Calopsitas, são muito curiosos e estão procurando sempre algo para fazer como subir e descer escadas

CUIDADOS AO COMPRAR BRINQUEDOS PARA CALOPSITAS

Deve-se ter acima de tudo muito cuidado na hora de comprar os os brinquedos para Calopsitas, evitando sempre comprar aqueles mal fabricados, feitos com madeira inadequada e com tintas de má qualidade, pois, ao roer tais produtos ela poderá ficar doente e acabar morrendo. Vários produtos podem ser usados para fazer os brinquedos, como madeira, barbante, correntes, palitos e galhos de arvore. Existem diversos brinquedos para Calopsitas a venda em Pet Shops e lojas onlines, além disso, diversos Playground podem ser comprados, eles são maiores e possuem diversas atividades para entreter seu pássaro de estimação. Procure trocar os brinquedos periodicamente, pois a Calopsita pode enjoar facilmente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

DICAS PARA COMPRAR OU FAZER BRINQUEDOS PARA CALOPSITAS

-Pendure anéis e cordas de sisal no teto da gaiola para que a Calopsita possa se pendurar;
-Tenha alguns balanços coloridos espalhados pela gaiola;
-Elas adoram poleiros;
-Escadas são essenciais para exercitarem;
-Playground para Calopsita ajudam ela a se manter em forma;
-Parquinho para Calopsita também enfeitam o ambiente;
-Espirais e argolas também fazem sucesso;
-Casinha para Calopsita para quando elas quiserem mais privacidade.


Última edição por MARTÍN em Qui 01 Jan 2015, 19:34, editado 1 vez(es)
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos. Empty Re: Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos.

Mensagem por PAULO FERREIRA MACHADO Qui 20 Nov 2014, 19:50

Boa noite pessoal.

     Encaminho vídeo de Calopsitas albinas (muito bonitas).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
PAULO FERREIRA MACHADO
PAULO FERREIRA MACHADO
Membro Ativo
Membro Ativo

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 1171
Pontos : 1312
Idade : 60
CIDADE/CITY : S.J. DO RIO PRETO
ESTADO/PROVÍNCIA : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos. Empty Re: Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos.

Mensagem por MARTÍN Qui 01 Jan 2015, 20:58

Mais uma sequencia de fotos lindíssimas do nascimento ao 29 dia de vida, aproveitem caso tenham alguma foto de sua calopsita compartilhe conosco.

Rompendo a capsula da vida


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Bem vindo ao mundo rapaizinho...


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


4 Dia A hora do almoço com a mamãe


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


15 Dia As penas estão crescendo bem!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Comprimento de irmãos.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos. Empty Re: Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos.

Mensagem por MARTÍN Qui 01 Jan 2015, 21:10

AS CORES DOS OLHOS CALOPSITAS LUTINAS


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
MARTÍN
MARTÍN
Administrador
Administrador

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 3294
Pontos : 5003
Idade : 45
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadourouniverso.oficial https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos. Empty Re: Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos.

Mensagem por Paulo B Qua 25 Mar 2015, 22:08

Olá pessoal gostaria se possível se colocassem uma tabela de resultados de cruzamento entre as cores das calopsitas segundo seu fenótipo.
Paulo B
Paulo B
Membro do Fórum
Membro do Fórum

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos. 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 188
Pontos : 294
Idade : 42
CLUBE : ACON
CIDADE/CITY : Boa Vista do Buricá
ESTADO/PROVÍNCIA : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos. Empty Re: Calopsita – Guia Completo de Criação e Reprodução com Fotos e Vídeos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos