Origem da Lenda da Cegonha.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Botão em Curso Origem da Lenda da Cegonha.

Mensagem por MARTÍN em Ter 15 Jul 2014, 20:37

Há muitos anos atrás , na Antiga Grécia , havia uma ninfa que gostava muito de bebês . Ela era amiga de uma deusa que casou – se com um mortal e foi expulsa por Zeus , do Olimpo , por causa disto .

O problema é que por castigo de Zeus , esta mulher não poderia engravidar , embora este fosse seu maior sonho  . A ninfa soube desta história e resolveu procurar na Terra por um bebê abandonado . Esta criatura andou e caminhou bastante , mas não encontrou nada . Como estava cansada , ela decidiu nadar num rio da Grécia . Quando , de repente , ela viu uma cesta flutuando , onde se encontrava um neném . A ninfa não perdeu tempo e levou a criança até a deusa , que adotou o bebê. Zeus ao saber disto ficou furioso e como castigo transformou a ninfa em cegonha .

Diz o mito  que a partir daquela dia , esta cegonha passou a encontrar bebês abandonados  para as mulheres que não podiam ter filhos .
O tempo se passou e esta lenda chegou até a antiga Escandinávia com algumas alterações . Lá , na época em que os bebês costumavam nascer em casa , as mães diziam aos filhos que as crianças foram trazidas pela cegonha , para justificarem o aparecimento repentino de um novo membro na família .

Para explicar o descanso da mãe depois do parto e o quarto sujo de sangue , as mulheres falavam aos filhos que a cegonha tinha bicado as suas pernas. Reza a lenda que quando uma cegonha faz ninho na chaminé de uma casa é sinal de que uma das mulheres ficará grávida logo .

Conta-se que, na época em que os bebês costumavam nascer em casa, às mães diziam aos filhos que os bebês haviam sido trazidos pela cegonha justificando o aparecimento repentino de um novo membro na família. Para explicar o descanso da mãe depois do parto, dizia-se que, antes de partir, a cegonha havia bicado sua perna.

A escolha da cegonha como símbolo foi devido a sua característica dócil e protetora, que dedica atenção especial e carinho às aves doentes ou mais velhas. Os antigos romanos criaram uma lei incentivando as crianças a cuidarem dos idosos, denominada Lex Ciconaria (Lei da Cegonha).

Além desse motivo, há o do fato das cegonhas costumarem fazer seu ninho ao lado da chaminé das casas e voltarem sempre para o mesmo lugar, para pôr ovos e cuidar dos filhotes. A mistura de generosidade e fidelidade ao ninho criou um símbolo perfeito. A lenda se espalhou pelo mundo no século XIX, através dos contos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Abaixo posto um vídeo bem humorado desta ave.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Antes de iniciar um tópico ou começar sua participação em nosso fórum, pedimos que leia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Veja os [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Como Postar[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.];
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
 

avatar
MARTÍN
Administrador
Administrador


Masculino BRASIL
Mensagens : 3179
Pontos : 4784
Idade : 39
CLUBE : KC 286 - SORB
CIDADE/CITY : S. J. do Rio Preto
ESTADO/PROVÍNCIA : São Paulo

Ver perfil do usuário https://universodoscanario.wixsite.com/criadourouniverso/inicio https://www.facebook.com/criadouro.universo https://twitter.com/udoscanarios https://pinterest.com/universocanario/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum