UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética, cores e mutações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Genética, cores e mutações Empty Genética, cores e mutações

Mensagem por UNIVERSO DOS CANÁRIOS Qui 04 Jul 2013, 20:47

Genética, cores e mutações


Ter noções básicas de genética é fundamental para podermos identificar e entender melhor as características dos individuos. Se torna mais importante ainda quando queremos criar e acasalar pássaros.

Genética

Genética é a parte da biologia que estuda a hereditariedade, características dos seres que são passadas entre as gerações. Cada Caracter hereditário é chamado de gene e se localizam nos cromossomos que se apresentam na forma de ácido desoxirribonucléico (DNA). Os cromossomos sempre se transmitem aos pares, um é herdado do pai e outro da mãe. O número de pares de cromossomos varia entre as espécies. O número total de genes de cada espécie também é variável. No ser humano sabe-se que é em torno de 100.000. Cada gene é responsável por transmitir uma característica específica, por exemplo: Cor dos olhos; Tipo sanguíneo; etc. O conjunto de genes de cada espécie é chamado de Genoma.

O conjunto de características (genes) que se exteriorizam, ou seja, que podemos ver o seus efeitos em cada ser, é chamado de fenótipo. O conjunto total de genes que cada indivíduo possui é chamado de genótipo.

Se um pássaro possui um par de genes idênticos é denominado homozigoto para aquele gene. Quando os genes são diferentes é denominado heterozigoto.

Mutações

Mutação é toda alteração espontânea dos caracteres hereditários (genes) transmissíveis à descendência. Chamamos de pássaros mutantes aqueles que diferem dos seus ancestrais. As mutações não afetam a posição do gene no cromossomo, mas o gene mutante produz um efeito diferente do gene original. Muitas mutações passam despercebidas pois seus efeitos são de pouca expressão, há outras onde o efeito é percebido sensivelmente. Toda mutação é progressiva e só manifesta todo seu esplendor com o passar do tempo.

Quando ocorre uma mutação o gene passa a existir de duas formas, a original que produz um efeito conhecido, e a mutante que produz um novo efeito. As formas diferentes de um gene são denominadas de alelos. Existem genes que apresentam mais de uma mutação, neste caso, teremos uma série aleomórfica ou alelos múltiplos. Embora possam haver três ou mais versões de cada gene, cada indivíduo possui apenas dois alelos.

As mutações podem se manifestar de diferentes maneiras e recebem as seguintes denominações:

1 – Dominante – Para que se manifeste, basta que o gene esteja presente uma vez no par de cromossomos correspondente (heterozigoto) e pode ser herdado do pai ou da mãe.

2 – Recessiva autossômica – Só se manifesta em quem herda um gene recessivo de cada progenitor (homozigoto), ou seja, sempre se manifesta aos pares. Caso esteja presente em um único cromossomo, dizemos que o pássaro é portador.

Obs. O termo autossômica significa que o gene pode estar em qualquer outro cromossomo exceto no que define o sexo.

3 – Ligada ao sexo -Transmitida por genes contidos no cromossomo que transmite as características do sexo. Como todas as mutações sexo-ligadas são recessivas em relação ao gene original , nos machos o efeito delas só se fará sentir no fenótipo quando em homozigose. Assim somente os machos poderão portar genes recessivos sexo-ligados. As fêmeas jamais serão portadoras, serão puras ou normais.


Cores

Todos os pássaros tem duas cores básicas:

1) A melânica (melanina) que são os pigmentos melânicos e podem variar do negro ao cinza azulado, do marrom escuro ao bege claro ou mesmo estar ausente, se distribuem principalmente no eixo das penas e na periferia;

2) A lipocrômica (lipocromo) que pode se apresentar em várias gradações de vermelho, amarelo ou simplesmente branca.

A cor que vemos nos pássaros é resultante da combinação dos efeitos dessas duas cores básicas. São transmitidas em genes diferentes de forma independente. As diversas possíveis mutações podem atuar tanto nas melaninas como nos lipocromos, reduzindo sua expressão em graus variáveis, inibindo seu aparecimento ou aumentando seu efeito.

Cores e Mutações

São infinitas as possibilidades de tonalidades de cores nos pássaros. Quando combinadas com fatores mutantes a variedade cresce mais ainda. Estas variações podem tanto atuar nos lipocromos como nas melaninas.

Variedades das cores lipocrômicas

As cores lipocrômicas podem se apresentar em várias tonalidades de amarelo, passando pelo laranja, podendo chegar ao vermelho vivo, ou mesmo ser inibida por alguma mutação, chegando ao branco total ou parcial. O pássaro que tem a melanina inibida é chamado de lipocrômico puro. São as seguintes possibilidades de cores liprocromicas:

1 - Branco Recessivo: A inibição do lipocromo é total, o pássaro apresenta uma brancura imaculada e a cor da pele fica com tom violeta. A transmissão hereditária é recessiva não ligada ao cromossomo do sexo (autossômica). Só se exterioriza no fenótipo em estado de homozigoto.

2 - Branco dominante: O lipocromo se apresenta de maneira latente e sua inibição é parcial, vestígios de lipocromos serão perceptíveis, principalmente nos encontros. Se manifesta estando apenas em um dos cromossomos do par hereditário (heterozigoto), quando em estado de homozigoto pode ser letal.

3 - Amarelo, Laranja ou Vermelho: Nessas cores o lipocromo pode se apresentar de maneira intensa ou com névoas brancas espalhadas uniformemente pela plumagem na forma de escamas. O fator intenso é dominante em relação ao nevado, ou seja, os intensos podem portar nevado, sendo heterozigoto para o esse fator, ou ainda serem homozigotos com duplo fator intenso. Os nevados só se exterioram quando os pássaros são homozigotos para o nevadismo. Tanto o lipocromo intenso, quando o nevado, podem ser inibidos pelo branco recessivo ou dominante.

4 - Fator Marfim: Provoca uma diluição nos lipocromos. Seu efeito diluidor produz uma tonalidade marfim no amarelo dos pássaros e o vermelho fica com tonalidade rosa. Sua transmissão é de natureza sexo-ligada.

5 - Mosaico: Quando o lipocromo se apresenta em determinadas zonas de eleição, dizemos que o pássaro é mosaico. Por exemplo, a fêmea do pintassilgo Tarim (Carduelis cucullata) que tem marcação lipocrômica diferente a do seu correspondente macho. Esse fenômeno também é chamado de dimorfismo sexual.

6 - Inos: Albinos (brancos com olhos vermelhos), Lutinos (amarelos com olhos vermelhos) e Rubinos (vermelhos com olho vermelhos) São os chamados inos lipocrômicos (sem melanina). Na verdade existem duas diferentes mutações que causam o mesmo efeito no fenótipo. Uma de transmissão recessiva autossômica e outra sexo-ligada, podem atuar em todas as cores lipocrômicas.

Variedades das cores melânicas

As melaninas se apresentam em várias tonalidades de cor, partindo do negro imaculado podendo chegar ao bege claro, em algumas vezes é quase imperceptível. Pode até em algumas circunstâncias ser totalmente inibidas. Quando o pássaro tem os lipocromos inibidos e apresentam alguma melanina, são chamados de melânicos puros.

1 - Negro: O negro é a oxidação máxima das possíveis melaninas e é dominante em relação a todas outras manifestações melânicas.

2 - Canela: A melanina canela tem a mesma característica da negra oxidada, a única diferença é a tonalidade da cor que passa a ser marrom escuro oxidado. Sua transmissão é de natureza sexo-ligada, é recessiva em relação a melanina negra e dominante a todos fatores de diluição melânica.

3 - Ágata: A cor chamada Ágata é simplesmente o resultado de uma mutação que causa diluição na melanina negra, passando a se manifestar em bastões estreitos e bem marcados. Conservando a cor negra o mais vivo possível e sem mudar sua tonalidade. Sua transmissão é de natureza sexo-ligada, é recessiva em relação a melanina negra oxidada e dominante a outros fatores de diluição melânica.

4 - Isabel: A cor Isabel é uma diluição da melanina canela e também muda sua tonalidade para bege claro. Sua transmissão é de natureza sexo-ligada, é recessiva em relação as melaninas negra oxidada, canela, ágata e dominante a outros fatores de diluição melânica.

5 - Pastel: A mutação pastel causa mudança na tonalidade das melaninas negras que passam a se apresentar com uma coloração cinza escuro (quase negra). Já nas melaninas marrons o efeito é
de diluição e dispersão. Sua transmissão é sexo-ligada recessiva e pode atuar em todas as cores melânicas clássicas.

NOTA: É importante observar que a mutação Pastel não causa diluição nas melaninas negras e sim mudança de tonalidade para cinza escuro.

Obs. Muitos autores costumam chamar a cor Isabel Pastel de dupla diluição, nome que eu considero completamente inadequado e antigo, só tem causado confusão, por não definir quais são esses referidos fatores de diluição, visto que são muitas as mutações diluidoras de melaninas, como veremos a seguir, e quase todas se combinam numa mesma cor básica.

6 - Opal: O fator opalino muda a tonalidade do negro que passa a se expressar no tom cinza chumbo perolado, acentuando o fator ótico para o azul. Nas melaninas marrons seu efeito é de clareamento e diluição. Sua transmissão é recessiva autossômica e pode atuar em todas as cores melânicas clássicas.

Obs. Nunca devemos combinar no mesmo pássaro as mutações Pastel e Opal, pois gerarão pássaros mestiços sem definição de cor melânica.

7 - Topázio: O fator Topázio reduz e modifica a melanina negra, diminuindo sua expressão, mudando sua tonalidade para castanho escuro, aumentando o contraste com a cor de fundo lipocrômica e melhorando o brilho da plumagem. O efeito ótico é magnífico sendo comparado com o mineral antracito. Sua transmissão é recessiva autossômica e só se deve combinar com as cores melânicas negras.

8 - Eumo: O fator Eumo reduz a melanina negra à uma tonalidade cinza-escura. Provoca clareamento nos exemplares de melanina canela. O efeito mais extraordinário dessa mutação é o clareamento dos olhos do pássaros melânicos que passam para um vermelho nítido. Sua transmissão é recessiva autossômica e pode atuar em todas as cores melânicas clássicas, só não é recomendado se combinar com a cor Isabel.

9 - Ônix: A mutação Ônix é a única que aumentou a expressão das melaninas. O pássaro Ônix apresenta um escurecimento geral, em especial na região próxima a cabeça. Normalmente as mutações diluem, dispersam ou mudam as tonalidades das cores. O gene mutante Ônix é um alelo do fator Opal, muitos o chamam de dupla carga opalina. Sua transmissão é recessiva autossômica e pode atuar em todas as cores melânicas clássicas, só não é recomendado se combinar com a cores diluídas (Ágata e Isabel).

Obs. Nunca devemos combinar no mesmo pássaro as mutações Pastel, Opal, Topázio, Eumo, Ônix, Ino pois gerarão pássaros mestiços sem definição de cor melânica. O ideal seria aplicar uma única mutação nas melaninas e possivelmente, em algumas situações, outra nos lipocromos. Tenho visto pássaros totalmente descaracterizados, fruto de cruzamentos errados e mau planejados.

Escrito por: Stênio A. Ferreira

UNIVERSO DOS CANÁRIOS
UNIVERSO DOS CANÁRIOS
FUNDADOR
FUNDADOR

Genética, cores e mutações 11101010
Masculino BRASIL
Mensagens : 150
Pontos : 367
Idade : 10
CLUBE : FOB
CIDADE/CITY : BRASIL
ESTADO/PROVÍNCIA : BRASIL

http://www.universodoscanarios.forumeiros.com https://www.facebook.com/universodoscanarios1 https://twitter.com/UDOSCANARIOS

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos